top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Farra vergonhosa

O escândalo do mau uso das milionárias subvenções parlamentares foi destaque ontem na Rede Globo. O programa Fantástico fez ampla reportagem sobre a farra com o dinheiro público, promovida pelos deputados sergipanos. Entre os acusados, apenas o petebista Adelson Barreto concedeu entrevista, mas não disse nada importante. Até mesmo o advogado dos deputados se recusou a falar. Segundo o Ministério Público, os parlamentares detonaram, somente este ano, a bagatela de R$ 36 milhões com entidades filantrópicas suspeitas. A procuradora Eunice Dantas, uma das responsáveis pela grave denúncia, está certa que os senhores deputados praticaram sonegação fiscal, peculato, lavagem de dinheiro, improbidade administrativa, entre outros crimes. Por muito menos, muita gente está cumprindo pena nas penitenciárias.

Sem canudo

Embora já tenham concluído o curso de formação de soldado, os 600 alunos ainda não sabem quando serão diplomados e, consequentemente, passarão a receber o soldo de R$ 2,7 mil. Tudo porque o governo decidiu suspender a solenidade de formatura, marcada inicialmente para a próxima sexta-feira. Com isso, a turma segue trabalhando nas ruas como soldado, mas recebendo a bolsa de aluno, que é metade do salário. Falam que o adiamento da entrega do canudo foi para o governo economizar alguns trocados. Homem, será?

Veja essa

Para a revista Veja, o senador Eduardo Amorim (PSC) é o melhor de todo o Senado. Para chegar à esta conclusão, a publicação fundamentou-se nos projetos apresentados e numa tal “cláusula de ética”, que afastou da disputa todos os senadores envolvidos em escândalos ou com reputação duvidosa. Entre os poucos que passaram nesta peneira, Eduardo Amorim é citado pela Veja como o melhor. Então, tá!

Troca de lugares

Eleito presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe para o biênio 2015/2017, o desembargador Luiz Mendonça empossará cinco novos componentes do Pleno do TJ. Somente no próximo ano, vão se aposentar os desembargadores Cláudio Déda, Suzana Carvalho e Marilza Maynard. Em 2017, os desembargadores Osório de Araújo Ramos e José dos Anjos serão alcançados pela compulsória. Será uma baita renovação num colegiado de apenas 13 integrantes.

Tiro ao alvo

E a Delegacia Plantonista de Aracaju virou tábua de tiro ao alvo. Dois bandidos meteram bala na fachada da especializada, espatifando uma porta de vidro. Os agentes correram para revidar o ataque, mas os marginais escafederam-se em uma motoca envenenada. A ação criminosa é o maior exemplo da insegurança vivida pelos sergipanos. Ora, quando não se respeita mais nem as delegacias, imagine a casa do cidadão comum. Jesus, socorro!

Um em dois

O Globo.com incluiu entre os fatos curiosos do futebol brasileiro, a situação do jogador sergipano David Bolinho. O atleta está nos planos do Boquinhense - seu atual time - e da Lagartense. Elenilson Silva, treinador do time de Lagarto, espera contar com David Bolinho para o próximo campeonato sergipano: “Ele está em minha lista de novos contratados e deve se apresentar no próximo dia 2”. Na equipe de Boquim a expectativa é a mesma.

Pra quem deve

Já está disponível o serviço Consulta Débitos Após o Prazo para Regularização (Sivex), que permite ao contribuinte verificar a relação dos débitos motivadores da exclusão de ofício do Simples Nacional, estará disponível. A consulta poderá ser feita por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC ), no site da Receita. Basta o contribuinte seguir o caminho Empresa/Simples Nacional/Consulta Débitos.

Secretariado

O governador Jackson Barreto (PMDB) deve fechar até a próxima quarta-feira, a relação de seu secretariado. Ele também já sabe quem vai ocupar os principais cargos do segundo escalão. Enquanto JB não revela os nomes dos escolhidos, muita gente está vivendo à base de Lexotan, ainda na esperança de receber um telefonema do governador. Ligue, Jackson!

De olho em 2016

Tem muita gente apostando que o governador Jackson Barreto manterá na Assembleia a petista Conceição Vieira, que ficou na 1ª suplência. Para tanto, JB convidaria o deputado eleito Robson Viana (PMDB) para ocupar a Secretaria Estadual de Inclusão Social e realizar um forte trabalho na periferia da Grande Aracaju, visando cacifa-lo para disputar a Prefeitura da capital em 2016. Aguardemos, portanto!

Multados

O eleitor que deixou de votar no 2º turno e não justificou a falta deve pagar multa para regularizar sua situação. O prazo para justificar a ausência nas urnas terminou na última sexta-feira. Sem o comprovante de votação, ou de quitação das obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de inscrever-se em concurso; ser empossado em cargo público; obter passaporte; fazer empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa. Mas fique tranquilo, pois a multa é uma ninharia.

Recorte de jornal

Votos das mulheres 0 Correio de Aracaju, 30 de outubro de 1921.jpg

Publicado no Correio de Aracaju em 30 de outubro de 1921.

bottom of page