• Luxo Aju

Botox (Toxina Botulínica): quando usar esta poderosa arma contra as rugas?



Por: Suyan Vasconcelos - Dermatologista

Existem pessoas que apresentam, desde a adolescência uma tendência a formar muitas marcas de expressão quando sorriem ou falam, as chamadas : rugas dinâmicas. Essas, são aquelas que aparecem apenas quando contraímos algum músculo, como por exemplo, as rugas da testa, entre as sobrancelhas e os pés de galinha. Porém, quando estamos com a face relaxada, elas não existem, mas se nos expressamos, surgem as tais indesejáveis rugas, deixando-nos com aspecto de bravo, cansado e envelhecido.

Juntamente com outros fatores, esta ação continua de dobrar a pele no mesmo lugar devido a contração do músculo acaba por gerar rugas permanentes, que ficam mesmo se não nos expressarmos, formando marcas definitivas na pele: as rugas estáticas. Sendo assim, pacientes de pele fina ou com músculo facial forte, têm maior propensão para a formação destes vincos mais cedo , e tendem a iniciar o uso da toxina botulínica mais precocemente o que pode acontecer antes dos 30 anos. Para pacientes de pele espessa ou musculatura facial fina, podem iniciar as marcas de expressão mais tardiamente por volta dos 40 anos.

Portanto, não existe idade certa para se iniciar o uso da toxina botulínica. O ideal é iniciar o uso quando os vincos da pele derem sinais de ficarem marcados na pele, mesmo quando não nos expressamos. Se aplicado ainda nesta fase, conseguiremos fazer com que a pele se recupere e evitaremos as rugas estáticas. Mas, como sempre, o que vale mesmo é o bom senso. Portanto procure um profissional médico de sua confiança e veja se você pode se beneficiar com esse tratamento.

#news #news

0 visualização