• Luxo Aju

Política by Adiberto de Souza


Ano letivo ameaçado

A garantia dada pelo governo de abonar os pontos dos professores grevistas não garante a reposição das aulas não ministradas durante a greve da categoria. Segundo o sindicato dos educadores, a decisão do Executivo alcança apenas parte do período da paralisação. Portanto, enquanto todos os dias parados não forem pagos os educadores não reporão as aulas, ameaçando o ano letivo de 150 mil estudantes. Os dirigentes sindicais tentam uma reunião com o vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) para acabar com o impasse, mas já decidiram se reunir na semana que vem. A pauta da nova assembléia prevê, entre outros temas, a paralisação nacional do Magistério, prevista para o próximo dia 14, e um possível boicote ao desfile de 7 de Setembro. Pelo visto, esta encrenca entre governo e professores está longe de terminar.

Bengala

E o Senado aprovou ontem projeto estendendo os benefícios da chamada PEC da bengala para todos os servidores públicos. O projeto altera de 70 para 75 anos de idade a aposentadoria compulsória, para todos os servidores efetivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Também estão incluídas as autarquias e fundações, membros do Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas e Conselhos de Contas. O projeto vai agora para votação na Câmara dos Deputados.

Grana queimada

A Justiça Eleitoral ouve nesta quinta-feira novas testemunhas do escandaloso caso das subvenções pagas pela Assembleia a suspeitas instituições filantrópicas. Os depoimentos de hoje visam apurar a farta distribuição de dinheiro público feita pelos deputados estaduais Paulinho das Varzinhas, Venâncio Fonseca, Augusto Bezerra, além dos ex-deputados Zeca da Silva, Angélica Guimarães e Susana Azevedo. Somente em 2014, o Legislativo sergipano torrou R$ 36 milhões com as malfadadas subvenções.

Revoada

No meio político sergipano já é dado como certo que o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, perderá o comando do PSDB. A direção nacional do partido quer entregá-lo ao senador Eduardo Amorim (PSC). Por conta disso, o ex-deputado estadual Roberto Goes já deixou a presidência do PSDB. Semana passada, Machadão foi a São Paulo tentar manter o comando do ninho tucano, mas a missão não alcançou o êxito esperado.

Crianças punidas

Uma manobra regimental do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), garantiu a aprovação da punição de jovens maiores de 16 anos. Por 323 votos contra 155 e duas abstenções, o plenário aprovou, na madrugada de hoje, Proposta de Emenda Constitucional permitindo a responsabilização criminal de jovens de 16 e 17 anos em casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. De Sergipe, apenas o deputado federal João Daniel (PT) votou contra esse absurdo.

Lei caduca

O empresário Luciano Barreto participou ontem, de audiência pública na Comissão Especial da Câmara Federal, que analisa mudanças na Lei de Licitação. Ele foi convidado na condição de presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas. Segundo Luciano, um grande problema da construção civil é que o foco das licitações é o preço, em detrimento da qualidade do serviço e dos materiais: “Isso acaba inviabilizando a conclusão das obras dentro do prazo”, afirmou.

Enrolação

Dirigentes de 11 sindicatos de servidores estaduais vão protocolar hoje no Palácio do Governo um pedido de reabertura da mesa geral de negociações. O movimento intersindical visa unificar a pauta de reivindicação relativa às perdas salariais das categorias, que está em torno de 20%. No governo do falecido Marcelo Déda (PT) foi criada a tal mesa de negociação que, por não decidir nadica de nada, foi rebatizada de mesa de enrolação.

Desperdício

Nem todo mundo é consciente na hora de comprar. Pesquisa encomendada pelo SPC mostra que só 21,8% dos consumidores podem ser considerados plenamente conscientes. Dos entrevistados, 46,8% disseram evitar desperdício e compras desnecessárias, 33% refletem sobre as consequências de uma compra antes de concretizá-la e 9,7% manifestaram atitudes que têm como foco economizar dinheiro. Os consumidores mais jovens são os menos conscientes.

Voo livre

O Pelotão de Polícia Ambiental apreendeu 135 pássaros silvestres nas feiras de Itabaiana e Areia Branca. Mal cuidadas, boa parte das aves estava em pequenos recipientes, conhecidos como "cumbucos", nos quais são aprisionados até 10 passarinhos. Após terem sido catalogadas e separadas por espécies, as aves foram encaminhadas para o Ibama, que se encarregará de devolvê-las à liberdade. Legal!

Tá cedo

O deputado estadual Padre Inaldo (PCdoB) nega que já esteja discutindo sobre uma possível candidatura a prefeito de Socorro: “No momento, estou focado nas atividades parlamentares. As questões eleitorais serão discutidas no momento oportuno", discursa. A reação do padre deputado ocorreu em função de notícias dando conta que ele poderia ser candidato a vice-prefeito, numa chapa encabeçada pelo ex-deputado estadual Zé Franco (PDT).

Recorte de jornal


Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 31 de julho de 1897.

#política

0 visualização