top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Máquina parada

A decisão do governador Jackson Barreto (PMDB) de deixar para depois a escolha do segundo escalão, está causando uma quase paralisia da máquina pública. Boa parte dos dirigentes de órgãos e, especialmente, os ocupantes de cargos comissionados estão de braços cruzados. Aqueles que não alimentam esperança de serem aproveitados no segundo mandato do peemedebista, pouco têm aparecido ao trabalho. Quando vão, praticamente nada decidem, comportamento seguido pelos comissionados, bem mais interessados em saber quem será o ‘novo chefe’. Esse compasso de espera se reflete no andamento de projetos, deixando a máquina pública em ponto morto. É visível como o atendimento nas repartições ficou ainda mais lento, sem contar que, em muitos casos, a fidalguia deixou de existir, pois estando de ‘aviso prévio’ os comissionados estão se lixando para quem procura seus préstimos.

Boa escolha

A indicação de um membro da direção coletiva do MST para a Secretaria Estadual da Agricultura é um sinal que o governador Jackson Barreto (PMDB) vai priorizar a agricultura familiar. Natural de Simão Dias, Esmeraldo Leal é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande, estando no Movimento Sem Terra desde 1993. Taí uma excelente escolha!

Passou mal

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cláudio Dinart Déda, causou um grande susto ao desmaiar na posse do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luiz Damasceno Freitas. A solenidade teve que ser interrompida, enquanto o magistrado sergipano era socorrido pelo médico Álvaro Machado. A viatura de resgate chegou a ser acionada, mas Cláudio Déda recobrou os sentidos e permaneceu no evento até o final.

Pelas costas

O PT já indicou Olivier Chagas para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, devendo apresentar outro petista para a Inclusão Social. Dizem as más línguas que assim o presidente do partido, Rogério Carvalho, verá fora do governo seus principais adversários internos, a exemplo do ainda deputado federal Márcio Macedo e de Eliane Aquino, viúva do ex-governador Marcelo Déda (PT). Será?

Mais tempo

O Denatran adiou por 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular com carga ABC. Com isso, motoristas que reclamavam da dificuldade de encontrar o extintor terão mais tempo para equipar o carro. Após os 90 dias de prorrogação, os condutores que não cumprirem a determinação podem ter de pagar R$ 127,69 de multa e ainda perder 5 pontos na carteira de habilitação. A recomendação vale para carros que tenham 10 anos ou mais de uso.

Piada sem graça

Soou muito mal, principalmente no meio jurídico, a indicação do bacharel de Educação Física Antônio Hora Filho para a Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor. Os servidores da Pasta também estão preocupados com o fato de o novo secretário não conhecer nada sobre o complexo sistema penitenciário. Tomara que o professor de Educação Física não queira colocar os presos para correr, pois é tudo que eles desejam.

Tropa, sentido!

Acontece hoje a formatura dos 661 concludentes do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar. Marcada para as 19h no Centro de Convenções de Sergipe, a solenidade será prestigiada pelo governador Jackson Barreto. Durante o evento, também vai acontecer a promoção de 18 oficiais e 53 praças da Corporação, além da entrega de Medalha do Mérito Militar a 49 personalidades sergipanas.

Regras novas

A Justiça Eleitoral criou novas regras para a prestação de contas dos partidos políticos. A mudança prevê que as legendas deverão entregar, mensalmente, os extratos bancários com toda a movimentação financeira de contas correntes. Devido ao período de adaptação, as novas regras só terão validade em 2016 para órgãos nacionais dos partidos. Diretórios estaduais e municipais deverão adotar a regra em 2017 e 2018, respectivamente. O objetivo é melhorar o controle das contas dos partidos. Então, tá!

Posse contestada

Movimentos sociais prometem fazer uma vigília na porta do Tribunal de Contas do Estado para impedir a posse da nova conselheira Angélica Guimarães. Segundo publica hoje o Jornal da Cidade, o protesto é porque as entidades entendem que Angélica não preenche vários requisitos para assumir o cargo. Também alegam que o processo criminal aberto contra ela pelo Ministério Público fere sua idoneidade moral.

Hora de aderir

As micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao novo Simples Nacional terão até o próximo dia 30 para fazer o pedido. O programa possibilita o pagamento de até oito tributos federais em apenas uma guia, podendo reduzir em até 40% o imposto . O Simples Nacional é destinado ao micro e pequeno empresário que fatura até R$ 3,6 milhões por ano. Uma mudança nas regras estendeu o benefício para 142 categorias, como engenheiros, médicos, advogados, odontólogos, jornalistas, entre outros.

Novo número

Essa é da lavra do jornalista Ivan Valença: Tão logo foi anunciado o nome do ainda deputado federal Mendonça Prado (DEM) na Secretaria da Segurança Pública, alguém sussurrou com o colunista: “Agora o Ciosp vai mudar de número”. – Ah é, deixa o 190? “Sim, agora vai ser o 2510”.

Recorte de jornal

Volta ao mundo a pé -  Diário da Manhã, Aracaju 30 de novembro de 1912.jpg

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã em 30 de novembro de 1912.

bottom of page