top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Banco dos réus

A grande maioria dos deputados estaduais tomará posse preocupada com um assento bem menos confortável que as luxuosas cadeiras da Assembleia: o banco dos réus. Acusados de usarem verbas públicas em benefício próprio, eles estão sendo processados pela Justiça Eleitoral e correm o sério risco de perder os mandatos. As conselheiras do Tribunal de Contas Susana Azevedo e Angélica Guimarães respondem as mesmas acusações e, se condenadas, podem desfalcar aquela corte. É uma pena que mais da metade dos deputados estaduais esteja sob suspeita, pois são eles quem fiscalizam os atos dos outros poderes e aprovam as leis que regulam o dia a dia dos sergipanos. Diante deste escândalo sobre o mau uso das verbas de subvenções - uma excrescência que só existe em Sergipe -, como a sociedade pode confiar no Parlamento a ser empossado no próximo domingo?

De volta

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmíneo Nascimento, assume na próxima segunda-feira a Superintendência do Banco do Nordeste em Sergipe. Funcionário de carreira do BNB há 30 anos, ele retorna ao cargo que ocupou há 10 anos. Salmíneo também foi convidado para assumir um cargo de gestão em um ministério, mas preferiu retornar ao Banco do Nordeste, onde começou aos 15 anos de idade como estagiário em Aracaju.

Conversa mole

A promessa é o forte da propaganda feita pela Prefeitura de Aracaju para estimular a população a pagar o IPTU. Em dado momento, o locutor promete: “Qualquer hora dessa você vai ver uma equipe da Prefeitura trabalhando em sua rua”. Você já viu? Não seria mais convincente apresentar as obras estruturantes feitas nos últimos dois anos pela administração João Alves Filho (DEM)? A não ser que elas não existam!

Vavá candidato

O PSB lançou a candidatura do senador Antônio Carlos Valadares (SE) à presidência do Senado. Mas num único cenário: se o atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), disputar a reeleição. Matéria publicada pelo jornal O Globo revela que a decisão do PSB tem o apoio do PDT. Valadares já aceitou entrar na disputa e o PSB aposta que os desdobramentos da Operação Lava-Jato é uma das razões para tentar impedir a reeleição de Calheiros.

Bate o martelo

A bancada do PMDB se reúne hoje para definir quem concorrerá à presidência da Assembleia, se Garibalde Mendonça ou Luciano Bispo. A decisão deve ser acatada pela Executiva do Partido, que também vai se reunir esta semana para aprovar o nome do candidato. O governador Jackson Barreto (PMDB) já disse que o futuro presidente do Legislativo sairá do partido dele.

Carro Quebrado

A 10ª edição do Carnaval do Carro Quebrado vai acontecer nos próximos dias 6 e 7. Organizada pela comunidade do bairro São José, em Aracaju, aquela folia momesca privilegia o verdadeiro frevo, as marchinhas de salão e o samba. Entre as bandas contratadas para animar os foliões estão Os Indomáveis do Frevo, Medeiros e Orquestra e Los Guaranis. Vai perder?

Mudanças na PMA

Auxiliares do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), comentaram que ele não está dando nenhum encaminhamento à propalada reforma da equipe. João não revelou se ainda pretende promover as trocas de auxiliares ou se deixará tudo como está. O demista estaria propenso a fazer as mudanças para dar agilidade à sua administração. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Seguro safra

O governo federal autorizou, agora em janeiro, o pagamento do Garantia-Safra a 15.856 agricultores de Sergipe, representando recursos da ordem de R$ 2,6 milhões. Estão sendo beneficiados lavradores de Canindé, Gararu, Monte Alegre, Glória, Poço Redondo e Porto da Folha. O Garantia-Safra é pago a quem atua no semiárido e está sujeito a perder a safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

Invocados

Não chamem para a mesma reunião o prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), e os estudantes daquele município. Estes últimos estão por aqui com o alcaide desde que ele cortou a Bolsa Universitária. O programa pagava mensalmente um salário mínimo ao estudante matriculado na Universidade Federal de Sergipe ou em instituições particulares por meio do PROUNI ou FIES.

Greve no canavial

É feia a crise na usina Agroindustrial Campo Lindo, localizada em Nossa Senhora das Dores. Na última quinta-feira, os trabalhadores cruzaram os braços para protestar contra atrasos de salários e a indefinição sobre o futuro do empreendimento. A moderna usina é alvo de briga judicial entre a família do fundador já falecido Carlos Vasconcelos e a GPB Assessoria e Consultoria Empresarial, que adquiriu o controle acionário da Campo Lindo.

Recorte de jornal

Bandido_morto_-_Folha_da_Manhã,_Aracaju_31_de_agosto_de_1938.png

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã em 31 de agosto de 1938.

bottom of page