top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Casa de suspeitos

Dos 24 deputados sergipanos empossados ontem na Assembleia, 15 estão sendo processados. 14 deles são acusados de fazer mau uso das verbas de subvenções distribuídas com suspeitíssimas entidades filantrópicas. Já o presidente do Legislativo, Luciano Bispo (PMDB), responde judicialmente por improbidade administrativa praticada, segundo a acusação, quando ele era prefeito de Itabaiana. Portanto, a maioria da Assembléia tem mais cara de réu do que de deputado. Diante disso, não é falso afirmar que muitos podem não terminar o mandato. Pior, se forem condenados correm o risco de trocar o conforto do Parlamento por uma cela na penitenciária.

Estão limpos

Apenas os deputados estaduais de primeiro mandato não respondem processos. São Sílvia Fontes (PDT), Robson Viana (PMDB), Luciano Pimentel (PSB), Jairo Santana (PRB), Padre Inaldo (PCdoB), Vanderbal Marinho e Georgeo Passos – ambos do PTC. Contudo, a esposa e o pai destes dois últimos, respectivamente, ex-deputados Angélica Guimarães e Antônio Passos (DEM), estão envolvidos no rolo das indecentes verbas de subvenções.

Novos diretores

Tão logo foi eleito presidente da Assembleia, o deputado Luciano Bispo (PMDB) anunciou dois novos diretores para a Casa. O irmão dele, Roberto Bispo, deixa a presidência da estatal Codise para dirigir o Legislativo, enquanto o radialista Marco Aurélio vai substituir a jornalista Sandra Cruz na diretoria de imprensa da Casa.

Road Show

Aracaju receberá amanhã, no Radisson Hotel, o II Road Show Nordeste da Turise Operadora. Trata-se de uma ação dirigida às agências de viagens de Sergipe visando promover a divulgação de produtos e serviços da Turise Operadora e de seus fornecedores em diversos países. A bordo de um luxuoso ônibus, os expositores participantes visitarão, além de Aracaju, Salvador, Maceió, Recife e João Pessoa apresentando suas novidades e lançamentos exclusivos.

Cadê a grana?

Os servidores da Prefeitura de Aracaju estão chiando contra o atraso do pagamento de algumas gratificações. A Guarda Municipal, por exemplo, só deve receber no próximo dia 10 a gratificação de eventos referente a dezembro e janeiro passados. Tá feia a crise!

Posses

O governador Jackson Barreto (PMDB) empossa amanhã o novo secretário da Segurança Pública, ex-deputado federal Mendonça Prado (DEM). A solenidade está marcada para as 10h, no Centro de Convenções de Sergipe. Na quarta-feira será empossada a nova secretária de Inclusão Social, Marta Leão. Já a ex-deputada estadual Conceição Vieira (PT) assume hoje a superintendência do Escritório de Sergipe em Brasília.

Fim de festa

Veja o que jornalista Gilvan Manoel escreveu no Jornal do Dia sobre a decisão da Prefeitura de não realizar carnaval em Aracaju: “João Alves Filho já havia praticamente acabado com a consagrada festa de Réveillon criada pelo então prefeito Marcelo Déda (PT), e agora dá um basta no Carnaval. Ninguém estranhe se ele adotar essa mesma postura em relação ao Forro Caju”. Misericórdia!

TJ muda

O desembargador Luiz Mendonça assume a presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe na próxima quinta-feira. Marcada para as 17h, no edifício-sede do TJ, a solenidade promete ser das mais concorridas. Além dele, serão empossados os desembargadores José dos Anjos (vice) e Ricardo Múcio (corregedor). Luiz Mendonça vai substituir o desembargador Cláudio Déda.

Mais caros

Está valendo desde ontem o decreto do governo federal alterando as alíquotas do PIS e da Cofins sobre a gasolina e o óleo diesel. O aumento dos dois tributos corresponderá a R$ 0,22 por litro da gasolina e R$ 0,15 por litro do diesel. A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e o óleo diesel aumentará no dia 1º de maio. A Petrobras vai repassar o aumento dos tributos para o preço dos derivados do petróleo nas refinarias. Tá bom ou quer mais?

Exporta mais

O Grupo West Coast, que conta com três fábricas de calçados em Sergipe e 1,6 mil colaboradores, está se programando para recuperar o espaço perdido nas vendas internacionais. A meta é elevar de 12% para 15% a participação no faturamento, que era 20% em 2011. A empresa quer vender mais sandálias de couro para países do Oriente Médio. O Grupo tem fábricas em Salgado, Glória e Nossa Senhora Aparecida, e projeta uma quarta unidade para Santa Rosa de Lima.

Montando a equipe

O governador Jackson Barreto vai continuar conversando com os partidos sobre indicações de aliados para os cargos dos 2º e 3º escalões. Nos corredores do Palácio fala-se que as nomeações devem seguir sendo feitas até depois do carnaval. Para alegria dos governistas, ainda existem muitos cargos vagos, sem contar com as representações dos órgãos federais em Sergipe. Para conseguir uma boquinha dessa, é importante ter um Quem Indique de peso!

Recorte de jornal

Que_paciência_-__Folha_de_Sergipe,_Aracaju,_12_de_setembro_de_1907.jpg

Publicado na Folha de Sergipe em 12 de setembro de 1907.

bottom of page