• Luxo Aju

Ipesaúde passa a oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

O Ipesaúde firmou convênio com o Hospital São Lucas para oferecer aos beneficiários um atendimento completo em pediatria. “Vamos fornecer desde a urgência, à UTI pediátrica”, afirma Maurício Todt, diretor comercial daquela unidade hospitalar. Segundo o presidente do Instituto, Lauro Seixas, este convênio era um desejo antigo dos que fazem o Ipesaúde: “Estamos acabando com um velho gargalo, que era a falta de atendimento de alta complexidade aos filhos dos servidores públicos”, festeja.

Pelo convênio, a criança deve ser levada inicialmente para os Serviços de Pronto Atendimento (SPA) do Ipesaúde, localizados no Hospital da Polícia Militar ou no Hospital São José. Depois de avaliada pelo pediatra de plantão, se houver necessidade, é imediatamente encaminhada para o Hospital São Lucas. Chegando nesta unidade, a paciente passa rapidamente por uma avaliação, sendo internada imediatamente. “Antes deste convênio, a criança assistida pelo Ipesaúde que precisasse de UTI pediátrica tinha que ser socorrida no Hospital de Urgência de Sergipe. Neste caso específico, estamos tirando nossos beneficiários do SUS”, explica Lauro Seixas.

O diretor do São Lucas fez questão de ressaltar que o convênio é sustentável por causa da regulação feita pelos pediatras do Ipesaúde. “A criança só é encaminhada para o nosso hospital caso o profissional do Instituto entenda ser necessário. Quando isso acontecer, ele conversa com o colega que vai receber a paciente, agilizando os procedimentos para o possível internamento em nossa UTI pediátrica”, afirma Maurício Todt. O presidente Lauro Seixas ressalta que o convênio faz parte do projeto da autarquia visando oferecer um atendimento de qualidade em pediatria: “Esta é uma determinação expressa do governador Jackson Barreto”, frisa.

Centro de Pediatria

O Ipesaúde dispõe de um bem equipado Centro de Pediatria, que funciona na sede da instituição, à rua Campos, 177, centro de Aracaju. Para atender com presteza as quase 30 mil crianças e adolescentes beneficiários, o Centro disponibiliza profissionais para esse público que já representa 20,33% da parcela total do plano de saúde de servidores do Estado de Sergipe.

O Centro de Pediatria é um exemplo de atendimento para o público infanto- juvenil e conta com 12 pediatras. Além dos profissionais que integram o quadro funcional, existe ainda a estrutura física do Centro que é todo climatizado, dispõe de oito consultórios médicos com lavatórios, sendo três com banheiros, um espaço para repouso dos médicos, sala de aerosol, dois sanitários para funcionários e outros dois para os beneficiários de dependentes, fraldário, sala de pré-consulta, copa para os servidores, uma biblioteca e televisores com aparelhos de DVD.