• Luxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Caia na gandaia

O Brasil respira carnaval, festa que começa hoje e só deve terminar na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas. Capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Recife já vivem o clima carnavalesco há dias, mas Aracaju se fantasia a partir desta sexta, 13, para reverenciar o Rei Momo. Blocos organizados e de lambe-sujos vão garantir a animação do período, naturalmente à base de muita ‘birita’ para aquecer os foliões. Portanto, a ordem é cair na gandaia, mas vale a pena ter alguns cuidados para não precisar se explicar em casa na Quarta-Feira de Cinzas. Desarme o espírito, não aceite provocações e evite dirigir após encher a caveira. No mais, é se esbaldar pra valer, porque ninguém é de ferro. Então, alô, alô pessoal do alô, cachaça não é água não, mas não se perca de mim, pois o índio quer apito e o arlequim está chorando pelo amor da colombina. Segundo o pierrô apaixonado, quando a estrela d'alva no céu desponta e as pastorinhas, pra consolo da lua, vão cantando na rua lindos versos de amor, é porque já é Carnaval cidade!

Mostra da folia

Será aberta hoje no Centro Cultural de Aracaju a exposição "Os Carnavais de Aracaju do Século XX". Na mostra, que segue até o dia 13 de março, os visitantes encontrarão peças clássicas usadas nos carnavais aracajuanos, como a "Chave da Cidade" entregue ao Rei Momo no inicio do século XX. O Centro Cultural está localizado na Praça General Valadão e funciona das 9h ás 17h. Visite-o!

Siri e Aratu

A mariscada vai cair na folia nesta sexta-feira, 13. Daqui a pouco, o bloco carnavalesco “Siri na Lata” desfila pelas ruas do centro de Aracaju brincando e protestando contra o pacote de maldade concebido pelo governo de Dilma Rousseff (PT) para infernizar ainda mais a vida dos trabalhadores. À tarde, o bloco Aratu Vermelho arrasta o público desde o calçadão da rua João Pessoa até a praça Tobias Barreto. Taí duas boas opções para cair na folia!

Pernas pro ar

Depois de hoje, o servidor público estadual só voltará ao batente na quinta-feira da outra semana. Ontem, o governador Jackson Barreto (PMDB) decretou ponto facultativo nas próximas segunda e quarta em todas as repartições estaduais. A ordem é brincar pra valer, mas sem arranjar confusão!

Grana pública

A Prefeitura de Aracaju ajudou financeiramente 90 blocos carnavalescos com recursos que variaram entre R$ 2,5 mil a R$ 7,5mil. Entre eles estão Mamãe Quero Beber, Os Atrasadinhos, Nega Maluca, Pior é Nada, Vigaristas, Agarradinhos, Mela os Melados, Rasga Tanga, e Segura o Bicho. Todos já receberam metade da grana, só devendo receber o restante depois do desfile.

Rasgadinho

O Rasgadinho, principal bloco carnavalesco de Aracaju, abre nesta sexta-feira sua vasta programação, que só termina na madrugada da Quarta-feira de Cinzas. A festa será aberta com os shows da banda sergipana Naurêa. A Folia se concentra na Avenida Pedro Calazans, mas envolve todo o bairro Cirurgia e adjacências. É festa pra ninguém botar defeito!

Portas fechadas

Depois de hoje, as agências bancárias só voltarão a abrir a partir do meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas. A Febraban recomenda que, nos dias em que os bancos fecham, a população use os canais eletrônicos para realizar operações bancárias. No caso de contas a pagar, as que têm vencimento durante o feriado podem ser quitadas no primeiro dia útil subseqüente, claro, se sobrar dinheiro depois de tanta folia, né?

Os Quebradinhos

Leia aqui no blog, segunda-feira próxima, Nota Oficial do Bloco Os Quebradinhos, explicando o motivo pelo qual não desfilará esse ano. Quebradeira, claro!

Vaca resfriada

O bloco alternativo "Nem que a vaca tussa" vai estrear no Carnaval de rua de Aracaju - no Rasgadinho 2015 -, levando com humor a luta em defesa de direitos da classe trabalhadora que estão ameaçados. Nesta sexta pela manhã, o bloco desfila no Calçadão da rua João Pessoa e amanhã faz concentração, a partir das 14h, na Praça da Bandeira. "Nem que a vaca tussa" é uma criação do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Volta ao batente

E os deputados estaduais voltam ao batente na próxima quinta-feira. O governador Jackson Barreto (PMDB) não vai comparecer à sessão solene, conforme ofício encaminhado à presidência da Assembléia. Leitura da Mensagem do Executivo pela abertura dos trabalhos legislativos ficou para segunda-feira após o Carnaval. Depois de quinta, os parlamentares retomam o merecido descanso, só voltando à labuta diária na semana posterior à Folia. Ufa!

Saia dessa

Com o slogan “Trabalho infantil não é legal”, o Ministério Público do Trabalho faz campanha agora no Carnaval para combater o trabalho infantil. As peças de propaganda mostram crianças em atividades do dia a dia, como engraxate, limpador de para-brisas ou vendedor de doces e terão como destaque a expressão “Não Compro”. A Constituição proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

Se ligue!

Como bem canta Nana Caymmi, “onde você estiver, não se esqueça de mim!

Recorte dos jornais

Para_o_carnaval_Diário_da_Manhã_Aracaju_21_de_fevereiro_de_1911.jpg

Publicado no Diário de Aracaju em 21 de fevereiro de 1911.