top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

VOCÊ JÁ PENSOU EM SE LIVRAR DOS SEUS ÓCULOS?

Por: Mildred Gois

oc.jpg

Você um dia já se imaginou acordando e vendo perfeitamente as horas do relógio ou a aquele programa de TV queridinho do dia, sem o auxílio dos óculos ou lentes de contato? Para muitos pode parecer estranho, mas para os míopes procurar os óculos ou colocar as lentes de contato faz parte da sua primeira tarefa diária.

Pensando em satisfazer as necessidades de inúmeros pacientes foi que surgiu o Excimer Laser como intuito de corrigir erros refracionais, ou seja, a miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia (vista cansada).


Entendendo os erros refrativos:


1- Miopia


Condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que se situam longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau da miopia aumenta durante o período de crescimento.

2-Hipermetropia

Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho. A maioria das crianças são hipermetropes de grau moderado, condição esta que diminui com a idade.

3- Astigmatismo O Astigmatismo piora a visão tanto de longe quanto de perto, numa proporção direta com o tamanho do erro refracional. É causado geralmente por uma diferença entre as curvaturas da córnea.

4-Presbiopia


Conhecida como vista cansada, manifesta-se geralmente após os 40 anos, criando uma dificuldade de enxergar para perto.

Quem pode fazer cirurgia a laser?

Ter mais que 21 anos. Ter um erro refracional ( miopia , hipermetropia, astigmatismo). Ter a visão estável por 1 ano (pequenas flutuações não contra-indica a cirurgia). Não ter nenhuma patologia ocular ou sistêmica que atrapalhe a cirurgia (avaliada individualmente em consulta). Não estar grávida.

O grau zera?

O objetivo do procedimento é tornar o paciente independente do uso dos óculos ou lentes de contato. Em alguns casos pode ocorrer um grau residual, mas esse frequentemente é muito menor que o preexistente. Havendo necessidade, é possível realizar um retoque para corrigir esse grau residual.

Como é feita a cirurgia a laser? É necessária internação? Dói?

O procedimento é indolor, sendo realizado sob anestesia tópica (colírio) e leva em média 5 a 6 minutos por olho. Não é necessária internação antes ou após a cirurgia e os pacientes são liberados imediatamente após o procedimento. Não leva ponto nem o paciente sai de tampão.


Após a cirurgia A recuperação visual é freqüentemente rápida. Poucos dias após o procedimento a grande maioria dos pacientes enxergam normalmente. O paciente utilizará alguns colírios de antibióticos e antiinflamatórios por em geral 10 dias. É necessário a utilização de óculos escuros com proteção ultravioleta em ambientes externos, até a cicatrização completa da córnea. Os efeitos colaterais são na sua grande maioria relacionados à lacrimejamento, sensibilidade à luz aumentada, ressecamento ocular discreto, ardor e sensação de areia nos olhos.


Quais as chances de sucesso?

As chances de sucesso são altíssimas e a grande maioria de nossos pacientes têm suas expectativas atendidas, ficando livres de óculos


Existe algum risco?

Quando a cirurgia é bem-indicada, de acordo com o caso do paciente, e realizada com equipamentos de última geração e por profissionais preparados para o procedimento, as chances de complicações são mínimas.

Como ocorre a recuperação?

A recuperação visual depende da cicatrização da córnea, do seguimento das orientações médicas, da cooperação do paciente durante o procedimento e do tamanho do erro refracional. Quanto maior o grau um pouco mais demorada será a sua recuperação visual.


Mildred_edited.png

Mildred é médica do Hospital de Olhos Rollemberg Gois - (CRM 4467-SE)

* Formada pela UNIGRANRIO

* Possui pós em Lato Sensu em Oftalmologia pelo PUC-RJ

* Possui título de especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Veja o mundo com outros olhos, agende uma consulta com seu Oftalmologista.

bottom of page