• Luxo Aju

Série Saúde Ocular: O QUE É A CATARATA?



Por: Mildred Gois - Médica do Hospital de Olhos Rollemberg Gois (CRM 4467-SE)




Catarata é a turvação progressiva do cristalino que interfere na absorção da luz que chega a retina, causando uma visão progressivamente borrada. A leitura fica mais difícil e dirigir um carro pode se tornar perigoso.


A catarata atinge quase metade (46.2%) da população mundial com mais de 55 anos segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil estima-se que há 2 milhões de portadores de catarata e 120 mil novos casos por ano. É a maior causa de cegueira reversível no mundo.

Quais os sintomas?

Embaçamento da visão, halos ao redor das luzes à noite, sombras na visão, como também diminuição da acuidade visual.


Quais são as causas?


A catarata pode ter várias etiologias como traumática, congênita, por uso de medicamentos, inflamatória, entre outras. Porém a causa mais comum é a relacionada à idade, também denominada catarata senil.


Tratamento


Não existe tratamento clínico para catarata. Uma vez formada o único tratamento existente é a sua extração cirúrgica (Facoemulsificação com implante de lente intra-ocular) e é indicada quando a diminuição da acuidade visual interfere nas atividades rotineiras do paciente, gerando uma pior qualidade de vida.


Um aparelho de ultra-som dissolve e aspira o cristalino para em seu lugar ser implantada uma lente intra-ocular que será permanente, o que torna a escolha da lente bastante importante.


Tipos de lentes intra-oculares


A lente monofocal asférica proporciona uma visão diferenciada simulando um cristalino de 18 anos. É indicada para todos os pacientes portadores de catarata.


A lente tórica é indicada nos pacientes que têm alto astigmatismo e do tipo regular e é uma ótima opção para reduzir ou até mesmo zerar o grau desses pacientes.


As lentes bifocais e multifocais, por exemplo, corrigem a visão de perto, intermediária e de longe. Por se tratar de uma cirurgia personalizada existem várias formas de combinação dessas lentes que serão avaliadas de forma adequada pelo seu oftalmologista.


Os novos equipamentos cirúrgicos permitem que as incisões sejam menores. O resultado é uma reabilitação visual mais rápida com qualidade de visão, gerando menor dependência do uso de óculos no pós-operatório e retorno as atividades, como o trabalho de forma precoce.


Agende a consulta com seu Oftalmologista e cuide da sua visão


HORG - Hospital de Olhos Rollemberg Gois

Rua Lagarto, 921 - Centro de Aracaju

Telefone: 79 2105-0150

___________________

Imagem ilustrativa da internet