top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Valadares Filho propõe orientação profissional para estudantes

Preocupado com o fato de que muitos jovens concluem o ensino médio sem definição concreta do curso superior ou técnico que pretendem cursar, o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), apresentou o Projeto de Lei nº 562/2015, que acrescenta dispositivo ao art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para inserir a disciplina de orientação profissional na grade escolar do Ensino Médio.


Segundo o parlamentar, essa disciplina irá contribuir com os estudantes que possuem dúvidas em relação à escolha profissional. “Muitos jovens enfrentam dificuldades para decidir qual curso universitário ou técnico irá cursar. O objetivo é orientar o estudante de acordo com as características e personalidade de cada indivíduo”, explica.


O alto número de desistências e mudanças de cursos foi decisivo para a criação do projeto. “É significativo o número de desistências e abandonos nos tempos atuais em que o estudante, sobretudo o jovem, é alvo preferencial da enxurrada de informações mercadológicas”, afirma Valadares Filho.


Escolher um curso superior não é tarefa fácil. Mais do que a escolha de uma profissão, o curso superior pode significar a escolha de uma opção de vida. “Com a disciplina de orientação sobre as potencialidades, aplicações e benefícios que cada curso proporciona, no campo da realização individual, fornecerá ao aluno melhores condições para avaliações e, consequentemente, para que ele faça a escolha mais segura”, conclui.

bottom of page