top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Empossado


O Juiz de Direito Alberto Romeu Gouveia Leite, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana, tomou posse como Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) no final da tarde de ontem, 06/04, no auditório do Palácio da Justiça, no Centro de Aracaju. O magistrado foi escolhido por critério de antiguidade e ocupa a vaga deixada pela Desembargadora Suzana Carvalho Oliveira, que se aposentou em fevereiro deste ano.

Antes do início da solenidade, o empossado recebeu a imprensa e contou que há exatamente 31 anos foi nomeado Juiz. “Chego a esse cargo com a mesma vontade de servir à comunidade desde que comecei a trabalhar. Passei 22 anos na Comarca de Itabaiana, de onde trago a experiência da jurisdição no 1º grau, adquirida junto à população mais humilde. Vou continuar me esforçando para corresponder às expectativas e indagações da sociedade, sem nunca esquecer o aspecto social que norteia todo relacionamento humano”, garantiu.


A cerimônia teve início com o juramento do Magistrado, assinatura do termo de posse e concessão do Colar do Mérito Judiciário, um reconhecimento a pessoas que prestam valiosos serviços à Justiça. Depois, ele foi saudado pela Desembargadora Iolanda Santos Guimarães, em nome do Colegiado. Logo em seguida, o Procurador de Justiça Paulo Lima de Santana, que representou o Ministério Público de Sergipe, lembrou que trabalhou com o novo Desembargador na Comarca de Nossa Senhora das Dores. “Posso dizer que é um magistrado preparado, experiente, um homem educadíssimo e honrado, que vai se somar a essa grandiosidade que é a Justiça sergipana, a melhor do Brasil”, enfatizou o Procurador.


O Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Gustavo Plech, disse que a ascensão do Juiz Alberto Leite é extremamente positiva. “Sobretudo porque ele traz a experiência de mais de 30 anos de jurisdição na 1ª instância. Em épocas em que a temática principal da Amase em prol da sociedade é a priorização do 1º grau, concluímos que a presença dele no 2º grau vai ajudar bastante para que possamos equalizar melhor a força de trabalho e que o Tribunal tenha um olhar ainda mais voltado para o Juiz que está sentado na mesa de audiência, Juiz que vê e que é visto pela parte”, analisou Plech.


Já o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, enalteceu a experiência do novo Desembargador. “Doutor Alberto é um magistrado de conhecimento profundo do Direito. Viemos aqui para parabenizar o Tribunal com a chegada dele e esse magistrado que ao longo da sua trajetória sempre se mostrou muito parceiro e amigo da advocacia, afável e respeitoso com os advogados. Esperamos que ele tenha muito sucesso e que honre a tradição desta Casa, de ter bons Desembargadores, em um nível que o Tribunal de Justiça de Sergipe merece”, elogiou.


Para o Presidente do TJSE, o novo Desembargador demonstrou competência em seus 30 anos de magistratura. “Ele adquiriu o respeito e admiração de todos. É um juiz humano, competente e preparado, que só vai engrandecer o nosso Tribunal”, concluiu o Desembargador Luiz Mendonça. O governador de Sergipe, Jackson Barreto, revelou grande satisfação em participar da solenidade. “Doutor Alberto é um jurista altamente qualificado e de uma família que tem uma história muito bonita em Sergipe. Então, desejo que ele tenha muito sucesso”, disse o governador. A solenidade foi encerrada com o Hino de Sergipe.

bottom of page