top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Sergipe assustado

É visível e lamentável a incapacidade do governo para proteger o patrimônio e a vida do povo sergipano. Somente no último final de semana, ocorreram 22 assassinatos em Sergipe, mas a Polícia não conseguiu colocar as mãos na maioria dos responsáveis por estes crimes. No interior a situação é tão grave que alguns policiais evitam dormir nas delegacias com medo de serem atacados na calada da noite. Ora, se nem a Polícia está segura, imagine a indefesa população. Inteirados sobre a falência da segurança pública, os marginais continuam aterrorizando os cidadãos. Até parece que voltamos ao século passado, quando cangaceiros comandados pelo facínora Lampião entravam nas cidades e botavam os policiais pra correr, quando não os sangravam em praça pública. Uma lástima!

Corda bamba

O Tribunal Regional Eleitoral julga hoje o registro da candidatura do deputado estadual Luciano Bispo (PMDB). Acusado de ser ficha suja, ele disputou a última eleição graças a uma liminar, mas agora o Tribunal Superior Eleitoral quer o julgamento do mérito. Caso o registro seja cassado, Bispo recorrerá ao TSE para continuar presidindo a Assembleia Legislativa.

De olho nelas

As eleições municipais de 2016 foram discutidas ontem pelo senador Eduardo Amorim (PSC) e parlamentares oposicionistas. Foi durante um almoço num hotel da Orla de Atalaia. Também fizeram parte do cardápio a possível filiação de Amorim ao PSDB e, naturalmente, as estratégias a serem usadas na Assembleia pela oposição ao governo.

Casa caiu

E a Polícia Federal apreendeu em Simão Dias meia tonelada de maconha prensada. Preso, o motorista do caminhão disse que a droga era procedente de São Paulo e deveria abastecer o mercado nordestino. Esta é a segunda grande apreensão de maconha feita este ano pela PF no interior de Sergipe.

Faz justiça

A Assembleia aprovou Projeto de Resolução devolvendo, de forma simbólica, o mandato de deputado Rosendo Ribeiro Filho. “Ribeirinho” foi cassado pela ditadura militar na década de 60. No mês passado, O Legislativo devolveu os mandatos dos ex-deputados Armando Domingues, Viana de Assis, Cleto Maia, Nivaldo dos Santos, Baltazar Santos e Antônio de Oliveira, além do ex-governador Seixas Dória, todos cassados pelo golpe militar.

Interiorização

O Detran inaugura hoje uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município de Tobias Barreto. A nova unidade de atendimento funcionará de segunda a sexta-feira. Além de Tobias Barreto, os moradores de Poço Verde, Itabaianinha, Tomar do Geru, Riachão do Dantas, Arauá e Pedrinhas também serão beneficiados pela nova Ciretran.

Indeciso

O deputado federal Adelson Barreto (PTB) deseja mesmo disputar as eleições municipais de 2016. Ele só não definiu ainda qual prefeitura pretende administrar a partir de 2017, se Aracaju, Socorro, São Cristóvão ou Barra dos Coqueiros. Resta saber se os eleitores destes municípios desejam elegê-lo prefeito.

Abra o olho

A Anvisa proibiu temporariamente a comercialização do lote 1406 da Loção Hidratante – Proteínas do Leite, marca Nutryderm. A interdição cautelar tem prazo de 90 dias, tempo destinado a testes, provas, análises e providências necessárias para a regularização do produto.

Habeas corpus

A desembargadora Iolanda Guimarães julga hoje pedido de habeas corpus em favor dos 10 agentes do Cenan, que se encontram presos desde o mês passado. Eles respondem por lesão corporal grave supostamente praticada contra dois adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas no Cenan.

Subvenções

O juiz federal Fernando Escrivani Stefaniu interroga hoje testemunhas sobre denúncias de irregularidades nas verbas de subvenções da Assembleia. Serão ouvidas pessoas ligadas as entidades que receberam dinheiro graças à indicações feitas pelos deputados estaduais Arnaldo Bispo, Angélica Guimarães, Gilson Andrade, Luiz Mitidieri, Paulinho das Varzinhas, Mundinho da Comase, Suzana Azevedo, Venâncio Fonseca, Zeca Ramos e Zezinho Guimarães.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Gazeta Socialista, em 2 de setembro de 1950

bottom of page