• Luxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Greve polêmica

Deflagrada nesta segunda-feira, a greve dos professores da rede estadual tem motivado um forte bate boca entre as partes envolvidas. O governo divulga que os líderes dos grevistas ganham salários superiores a R$ 10 mil, enquanto estes justificam terem dois vínculos no Estado. Chamados ao debate, muitos pais de alunos condenam a paralisação. Alguns, inclusive, alegam que os filhos ficarão sem a merenda escolar durante o movimento paredista. O carro chefe da greve é o reajuste do piso salarial da categoria, mas, no fundo, os grevistas querem mesmo é mostrar força ao governo, que pretende enviar para a Assembleia um pacote de medidas visando avaliar o dia a dia dos professores nas salas de aula. Este viés político diferencia esta de outras greves promovidas pelos educadores. Portanto, suas conseqüências ainda são imprevisíveis neste primeiro dia de paralisação.

Reprovada

A Controladoria-Geral da União reprovou Aracaju no quesito transparência. Diferente de São Paulo, que recebeu pontuação máxima no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, a capital sergipana ficou com a reprovável nota 4. Diferentemente, O Governo de Sergipe foi muito bem avaliado pela CGU: 9,72.

Cortou a onda

Os Organizadores da Marcha da Maconha atribuíram o fracasso do evento à chuva caída ontem em Aracaju. Poucos “malucos” atenderem ao chamamento e os que foram se concentraram embaixo de uma tenda montada ao lado dos Arcos da Orla de Atalaia. Ouvido pela Infonet, o grafiteiro “Fumaça” defendeu o “tapa na macaca”: “Somos pessoas de bem, que usam maconha sem prejudicar ninguém”. Aff, Maria!

Amorim nega

O senador Eduardo Amorim (PSC) nega informação publicada pela revista Época dando conta que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), lhe pediu para votar contra a indicação de Luis Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal. Amorim promete exigir uma retratação da revista.

TJ em festa

O Tribunal de Justiça de Sergipe ganha uma nova desembargadora nesta segunda-feira. É a competente e ética juíza Elvira Maria de Almeida Silva, promovida ao cargo pelo critério de antiguidade. Ela substitui a desembargadora Maria Aparecida da Gama e Silva, que se aposentou este mês. A solenidade de posse da nova integrante do Pleno do TJ está marcada para as 17h no Palácio da Justiça, centro de Aracaju. Prestigie!

Justa homenagem

O governo de Sergipe inaugura amanhã o Espaço Zé Peixe, instalado no antigo Terminal Hidroviário de Aracaju. O objetivo do espaço cultural e turístico é traçar uma viagem pela história do prático Zé Peixe. O local oferece aos visitantes, além do acesso a peças e fotografias que fizeram parte da história do ícone sergipano, a oportunidade de encontrar vários ambientes em um só lugar. Jóia!

Moto mata

O ex-vereador de São Miguel do Aleixo, Erinaldo dos Santos, o “Damoça” (PSC), perdeu a vida ontem ao cair da moto que pilotava. Ele ainda foi socorrido, mas morreu antes de chegar ao Hospital Regional de Glória. O filho do ex-vereador, que viajava na garupa, sofreu apenas escoriações. “Damoça” obteve 134 votos na eleição passada, tendo ficado na primeira suplência.

Atchim

Aviso aos retardatários: a Campanha de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira. Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. Também estão sendo vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais.

Com Renan

O governador Jackson Barreto (PMDB) participa, quarta-feira, de reunião convocada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O objetivo do encontro de Renan com todos os governadores é retomar o debate de temas da agenda federativa. Entre eles está a repactuação das obrigações orçamentárias dos entes federativos para segurança pública, educação, saúde e previdência.

GPS salvador

A tecnologia guiou a Polícia até o trio responsável pelo “arrastão” promovido, sexta-feira passada, na Livraria Escariz, localizada na zona sul de Aracaju. Munidos de um revolver de brinquedo, os três renderam funcionários e clientes e roubaram dinheiro, bolsas femininas e celulares. Graças ao GPS de um dos telefones roubados, os policiais localizaram os bandidos no centro da capital, ainda portando os pertences das vítimas. Bem feito!

Recorte de jornal

Letra_P_-_A_NotÃ-cia_,_Aracaju,_3_de_dezembro_de_1896.jpg

Publicado no jornal aracajuano A Notícia em 3 de dezembro de 1896.