• Luxo Aju

Rogério Carvalho representa Ministro da Saúde na VIII Conferência de Saúde de Maceió


O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), Rogério Carvalho, vai proferir uma palestra na conferência magna de abertura da VIII Conferência Municipal de Saúde de Maceió (AL). Com o tema 'Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do povo brasileiro', o evento será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e pelo Conselho Municipal de Saúde, de 1º a 3 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Na ocasião, Rogério representa o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.


A atividade reunirá os delegados escolhidos nas plenárias distritais realizadas no meses de maio e junho, com a participação dos oito Distritos Sanitários da cidade, para aprofundar as discussões e propostas elaboradas com o propósito de melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Desta etapa municipal – que precede a etapa estadual da Conferência e, posteriormente, a etapa nacional –, participam 272 delegados eleitos, 48 conselheiros municipais de saúde e convidados. Outras 40 vagas remanescentes das plenárias distritais foram disponibilizadas para credenciamento livre. A 15ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 1 a 4 de dezembro, em Brasília.


Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde visa fortalecer a discussão e definir as propostas – com a participação democrática de todos os segmentos da saúde – de melhorias para o atendimento do SUS em Maceió. Ela serve ainda para orientar o gestor na elaboração do plano de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias no âmbito municipal.