top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Novos municípios

O Senado aprovou ontem, pela terceira vez, projeto prevendo a criação de novos municípios. Agora, depende somente da sanção presidencial para se sair por aí criando despesas com novas prefeituras, câmaras municipais e contratação de servidores públicos. Em Sergipe, a Constituição Estadual de 1989 já prevê a instalação de 15 novos municípios: Jenipapo e Treze (Lagarto), São Mateus da Palestina (Gararu), Sítios Novos e Santa Rosa do Ermírio (Poço Redondo), Escurial (Nossa Senhora de Lourdes), Veracruz (Riachão do Dantas), Rosa Elze (São Cristóvão), Mocambo e Alagadiço (Frei Paulo), Samambaia (Tobias Barreto), Luzinópolis e Nossa Senhora de Fátima (Porto da Folha), São José do Itamirim (Itabaianinha) e Nossa Senhora do Patrocínio (Brejo Grande). Será que estes povoados têm condições de se sustentarem como município, ou serão mais 15 prefeituras de pires nas mãos atrás de recursos federais?

Reajuste ameaçado

Não fosse o pedido de vistas feito pelo desembargador Alberto Romeu, o Pleno do Tribunal de Justiça teria votado ontem a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o reajuste do IPTU de Aracaju. Quatro magistrados já votaram pela derrubada do aumento. Outros dois defenderam a limitação do reajuste em 30%. Seis desembargadores ainda não votaram. A ADI foi proposta pelo PCdoB depois da grande reação dos aracajuanos contra o exagerado aumento do tributo.

Música de luto

Uma colisão frontal ceifou a vida da cantora de forró Jeane Show. O acidente aconteceu ontem à noite na Rota do Sertão, próximo à cidade de Poço Redondo. O carro em que a artista sergipana viajava colidiu com um caminhão. Nascida no semiárido, Jeane também era professora em Poço Redondo. Lastimável!

Desfez as malas

Depois de muito qué-ré-qué-qué, o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, resolveu permanecer no ninho tucano. O martelo foi batido ontem, em Brasília, durante reunião com a cúpula nacional do PSDB. Machadão aceitou ser o secretário geral da sigla, que tem na presidência o advogado Pedrinho Barreto. Há quem garanta, contudo, que Machado vai analisar com calma os convites feitos por outras legendas, e deixar o PSDB antes de outubro próximo.

Nollet fala

A Justiça Eleitoral interroga hoje, à portas fechadas, Nollet Vieira Feitosa. Ele é acusado de ser o articulador do repasse das verbas de subvenção da Assembleia para entidades filantrópicas. Somente a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Nova Veneza, em Aracaju, recebeu R$ 2,3 milhões em 2014. Toda essa grana foi repassada por indicação dos deputados Paulinho das Varzinhas, Augusto Bezerra e da ex-deputada Susana Azevedo. Na delegação premiada, Nollet abriu o jogo, dedurando gatos, cachorros e papagaios. Misericórdia!

Blá-blá-blá

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), ouviu ontem a mesma ladainha do governo. Em reunião com João Gama, secretário Planejamento, Orçamento e Gestão, os sindicalistas foram informados que o Executivo não tem recursos para conceder reajuste salarial. Diplomático, Gama disse aos líderes sindicais que ele e os demais secretários permanecem abertos ao diálogo. Então, tá!

Consome menos

O consumidor está mais consciente na hora de comprar. Segundo estudo da agência global Havas, 85% da população entendem que o progresso não está em consumir mais, mas em consumir melhor, enquanto 75% acreditam que um consumo exagerado pode impor riscos ao planeta e à sociedade. 45% dos entrevistados, no entanto, disseram ser usual comprar itens e produtos de que não precisam.

Não se afasta

A senadora Maria do Carmo (DEM) está empenhada na organização do lançamento da campanha “Mais Mulher na Política”, que acontecerá no dia 17 de agosto em Sergipe. Segundo a assessoria da parlamentar, a informação sobre ela deixar o mandato em agosto para assumir uma Secretaria na Prefeitura de Aracaju não passa de boato. É o que informa o blog Primeira Mão.

Nova fábrica

Largato vai ganhar uma fábrica de rações. O empreendimento do Grupo Maratá faz parte da política de ampliação de negócios da empresa. Segundo o diretor de novos negócios da Maratá, Antonio Carlos Borges, “este é um projeto novo, que permite reaproveitar a sobra da massa de milho, o chamado ‘olho’ do milho, que é nobre e serve para ração de animais por ser rica em minerais”. Ele garantiu que dentro de seis meses a indústria estará funcionando. Legal!

Negócio caro

Comentários dão conta que o grupo empresarial liderado pelos empresários Miro e Sandro está interessado em comprar as rádios Liberdade e Ouro Negro, ambas FM. O negócio giraria em torno dos R$ 15 milhões. Tanto os donos dos Postos Presidente, quanto o dono das emissoras, Gilton da Calcinha Preta, não falaram sobre a divulgada transação comercial.

Recorte de jornal

Publicado na Folha de Sergipe em 29 de janeiro de 1911.

bottom of page