• Luxo Aju

Valadares Filho critica governo de João: 30 meses de promessas não cumpridas em Aracaju


“O sentimento da população de minha cidade é de frustração e desânimo”, lamenta o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE) durante discurso na Câmara dos Deputados, na tarde da quinta-feira, 16. O parlamentar fez duras críticas à gestão do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM-SE) que, desde a sua posse, completou 30 meses de uma administração de promessas não cumpridas, transformando no verdadeiro atraso da gestão pública.


O deputado lembra que durante a campanha de 2012, enquanto candidato, João Alves fez diversas promessas e assumiu compromissos. Na saúde publica, o então candidato disse: Na nossa administração o aracajuano não permanecerá nas filas virtuais, seja para a marcação de uma consulta médica ou para a realização de um exame laboratorial. Vamos transformar a saúde num serviço público que seja referência para o Nordeste. “O que vemos hoje são várias filas. A população vai aos postos de saúde e verifica que não ha médicos suficientes para o atendimento e a marcação de exames, na maioria das vezes, é estendida a 3 ou 4 meses”, explica.


A área que mais se desenvolve na capital, a Zona de Expansão de Aracaju, recebeu promessas de que seria transformada em um “Bairro Modelo”, com grandes avenidas, pavimentação em todas as ruas e arborização. “Os problemas já existentes pioraram e a Zona de Expansão esta abandonada, sem obras estruturantes e priorização na qualidade de vida da população. Para realizar essa promessa, o Prefeito chegou a contratar o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, mas tudo não passou de marketing”, cita Valadares.


Promessas como a construção de milhares de casas para zerar o déficit da capital buscando, inclusive, recursos na ONU, através da Organização Mundial da Família, a criação de milhares de empregos para a juventude também foram projetos que não saíram do papel. “Até hoje os moradores do bairro Santa Maria espera a construção de uma maternidade, prometida durante a campanha, que seria um exemplo nacional”, alfineta o deputado.


Valadares explica que quando o assunto é Mobilidade Urbana a população convive com buracos por toda a cidade e uma licitação do transporte público que não existe. “Quem se desloca até o centro comercial da cidade se pergunta onde está o Edifício Garagem que foi prometido para resolver o déficit das vagas de estacionamento e os usuários do transporte público esperam o tão anunciado BRT, que ele disse ser a solução”.


Várias foram as promessas durante a campanha eleitoral e os problemas da administração continuam. A capital está abandonada e a população convive em um verdadeiro atraso. “A reforma política deveria considerar esse tema entre suas prioridades, tramitam Propostas de Emenda à Constituição que tornam obrigatório o cumprimento de promessas de campanha. Não podemos nos furtar dessa realidade, o candidato promete mundos e fundos durante a campanha, vende ilusões para a população e o que vemos depois é o abandono e muitas desculpas esfarrapadas. A população de Aracaju foi iludida com promessas mirabolantes, Sergipe perde com isso, e todos nós, homens públicos, perdemos com a desconfiança disseminada por essas práticas.”, lamenta Valadares Filho.