top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Vai de mala ou mochila?


Ainda me lembro do dia em que voltei do meu primeiro mochilão, olhei para aquela companheira de viagem, coberta por bandeirinhas costuradas a mão, a sensação de recompensa era tremenda, eu havia pisado naqueles lugares, e carregado aquele peso nas minhas costas, aquele objeto contava a minha historia e por isso fazia parte da minha experiência.


O souvenir perfeito


Embora a mochila seja um ícone da aventura, ela nem sempre é a alternativa mais pratica. Você não precisa de um mochilão para "mochilar pelo mundo", as vezes uma mala de rodinhas pode facilitar a sua vida. Seja como for, o objetivo principal de uma viagem é adquirir memórias inesquecíveis, não importa se você prefere conforto ou praticidade, muito menos o tipo de saco que você escolheu para carregar suas coisas.


Se você está procurando ter o máximo de mobilidade a mochila é sua melhor opção, mas se você precisa de organização é melhor recorrer a uma mala. Em suma, existem vantagens e desvantagens significativas de cada tipo de bagagem.

Vantagens de uma Mochila

-melhor mobilidade

No quesito mobilidade, a mochila é insuperável. Você pode correr, agachar e pular algumas cercas com ela. (Ou pelo menos jogá-la primeiro e passar por cima depois, não estou falando de uma experiencia própria, eu juro.) Se eu chegasse no aeroporto cinco minutos antes de um avião sair, certamente escolheria estar usando uma mochila, em vez de uma mala de viagem.


Além disso os aviões tem limite de peso e volume, e em geral as empresas low-cost (as mais baratas) possuem um limite inferior daquele que temos no Brasil, se seu objetivo é economizar, evitar excesso é o melhor caminho.


Entra, entra, entra!

-Bolsos

O segredo da versatilidade das mochilas está nos bolsos. Você pode colocar os itens que usa com mais frequência em bolsos mais acessíveis, assim não precisará desmontar ela inteira quando precisar carregar o celular, por exemplo!

-para itinerários complexos

Se você precisa ficar indo de um lugar para o outro, é melhor escolher uma mochila. Malas de viagem podem se tornar um fardo, arrastá-la o tempo inteiro parece muito mais desengradável quando temos que passar por cima de terra, cascalho e grama.

Dubai, fevereiro de 2015

-Feita para aventura

A maioria das mochilas não são construídas pensando em viagens, mas sim para quem faz campismo, caminhadas intensas e atividades ao ar livre.


O ponto é este: mochilões foram construídos para aventura. Essa vai ser sua melhor escolha se deseja caminhar pelo Himalaia.


Done

Vantagens da Mala

-Fuja do Peso

A mala de rodinha é a forma mais fácil de carregar sua bagagem, já que desliza por aí. Existem algumas variações, com duas, quatro ou cinco rodinhas. Estas últimas permitem movimentos na horizontal e giro de 360 graus, que ajuda bastante na hora de correr pelo aeroporto.


Por que carregar se eu posso puxar?

-sem quebrar nada

Ao contrário da mochila, que é maleável, a rigidez da mala permite maior segurança aos objetos, como perfume e garrafas de bebidas, e eletrônicos. Geralmente os funcionários do aeroporto não tratam muito bem as malas despachadas, então é sempre bom ter uma resistência extra.


Acho que ouvi um "plock"

-Conter a bagunça

Depois de espalhar toda nossa bagunça pela cama, podemos enfiar tudo dentro da mala e fechar o zíper, assim fica muito mais fácil de controlar a desorganização que nem sempre somos capazes de conter.


Ignore o que eu disse se você é o George Clooney

-Viagens a trabalho

Roupas amaçadas podem pegar mal se você está viajando a trabalho. Embora algumas pessoas recomendem fazer rolos com as roupas para não amassar e ter um espaço extra na mala, não dá para fazer isso com roupas de trabalho. Elas sempre acabam um pouco amassadas, o que significa que precisaremos usar um ferro caso isso ocorra.


Além disso, a última coisa que eu quero me preocupar é com minhas roupas quando eu estou tentando fechar um negócio. Prefiro gastar esse tempo extra me preparando ou fazendo notas para a reunião.

Quando caio na estrada, levo o mochilão quando ele vai facilitar minha vida. E escolho uma mala de rodinhas quando isso vai me deixar mais confortável. Qual dos dois você vai usar na sua próxima viagem?

Post Patrocinado: Vision Viagens

Nossos clientes não são simples turistas, eles são um agregado de mente aberta, espontâneos e cheios de energia, procurando por aventuras, e não souvenirs. Eles querem mergulhar em culturas desconhecidas, e não apenas observá-las. Eles querem levar para casa histórias inesquecíveis, do tipo que você não pode inventar. E o que torna tudo isso real, é conhecer os outros viajantes ao longo do caminho.


Juarez Júnior

Um Sergipano que se amarra em e cair na estrada, adepto da filosofia "só tem um jeito de saber". Ele escreve sobre viagens no blog VisionSoul, mas pode ser encontrado também no Facebook e no Instagram.

bottom of page