top of page
  • Felipe Libório

Por que o dólar sobe ou desce quando sai uma notícia/decisão política?

Se você não sabe por qual motivo isso acontece, convido-o a pensar comigo.


Imagine uma empresa que negocia bens e serviços. Esse empreendimento é administrado por uma equipe e depois de anos construindo o negócio quer ampliá-lo, quer atrair investidores para o seu business e a partir disso começa a anunciar a venda de uma parte dela. Diante desse cenário, será que a empresa irá conseguir investidores para o negócio, se houver uma má administração? Acredito que não! Mas se a empresa estiver indo bem e as contas fechando, provavelmente vão existir investidores querendo injetar dinheiro.


É isso que acontece no Brasil, o nosso país é como uma empresa que citei acima e os investidores estrangeiros precisam acreditar na administração para injetarem o seu capital. Se o país não fecha nem as contas, não passa credibilidade, não vai ter investidor. A moeda internacional é o dólar e se há uma grande saída de dólar do Brasil, o preço sobe, pois fica mais difícil de encontrá-lo no mercado local. Mas se há uma grande entrada de capital estrangeiro o preço cai, pois quando você encontra um produto facilmente o valor tende a cair.


Portanto, quando sai uma notícia negativa referente à administração de um país, há uma grande saída de capital estrangeiro e com isso o dólar sobe. Quando sai uma notícia positiva, há uma grande entrada de investimentos e o dólar cai. Espero que tenha tirado sua dúvida.


Quer tirar mais dúvidas? Entre em contato através do nosso site www.primeadvisor.com.br

bottom of page