top of page
  • Paula Cavallaro

O que é Metabolismo? By Paula Cavallaro


Muitas pessoas vivem lutando contra a balança. Muitos me perguntam, por que eu como uma maça e engordo e o meu amigo não? A resposta é : Metabolismo.

O culpado por você não estar conseguindo atingir o seu objetivo pode ser o seu metabolismo, que pode estar lento ou rápido demais. Mas, o que é e como funciona o metabolismo? É mais ou menos assim: para o corpo se manter vivo, ele precisa queimar calorias e isso ocorre devido ao metabolismo. Mesmo que você não malhe ou faça qualquer atividade física, todos os dias, o tempo todo, o corpo está queimando calorias 24 horas por dia. Até mesmo quando se está dormindo.

O metabolismo das pessoas é diferente e depende de alguns fatores como genética, altura, sexo, idade, peso, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Por isso é que algumas pessoas têm mais facilidade para emagrecer do que outras, já que elas conseguirão gastar mais energia por possuírem um metabolismo mais rápido, enquanto outras lutarão contra a balança para perder alguns quilos. Ou seja, algumas pessoas têm o metabolismo mais lento, por isso demoram mais ou não conseguem emagrecer, apesar de fazer dietas.


A falta de músculos, ou se preferir, a perda de tecido muscular é a causa principal da diminuição do metabolismo. Por isso, a recomendação é fazer alguma atividade física para que os músculos se mantenham ou se desenvolvam. Há ainda outras causas como uma alimentação inadequada, já que é muito comum as pessoas pularem refeições ou ficarem muito tempo sem se alimentar.


_______________


A Dr° Paula é Nutróloga e atende na Clínica Splendore, localizado na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131 - Centro Médico Jardins -, sala 705.


bottom of page