• Luxo Aju

Água Doce em Debate


Nesta quinta-feira (25/08), acontece a 2ª reunião nacional de acompanhamento e execução do Programa Água Doce (PAD), em Aracaju (SE). Participam cerca de 120 pessoas, entre técnicos, consultores e representantes dos governos federal, estadual e municipais. O programa é considerado medida de adaptação às mudanças climáticas por proporcionar acesso à água no semiárido.


O coordenador Nacional do Programa Água Doce pelo Ministério do Meio Ambiente, Renato Saraiva Ferreira, faz a abertura do evento às 9h. Às 10h30, o presidente da International Desalination & Water Reuse Association, Emilio Gabbrielli, fala sobre o Congresso Mundial de Reuso de Água e Dessalinização que ocorrerá em São Paulo, em 2017.


Na sequência, o MMA fará a apresentação do Plano Nacional de Adaptação e o Semiárido Brasileiro, seguido pelo lançamento do Sistema de Informações do Programa Água Doce, por Rafael Dantas e Michael Felipe Bonfim da Costa, da Coordenação Nacional do programa no MMA. Na parte da tarde, a partir das 14h, as coordenações estaduais do PAD irão apresentar o estágio atual da execução dos convênios.


Aningas


O Estado de Sergipe recebe, na sexta-feira (26), o segundo sistema de dessalinização pelo Programa Água Doce. Será na comunidade de Aningas, no município de Nossa Senhora da Glória, a 150 quilômetros da capital. O sistema beneficiará 120 famílias, que receberão 40 litros de água por dia cada.


O PAD é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com outras instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.