• Luxo Aju

Tratamento oncológico é tema de curso em Sergipe



A Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) vai promover um curso que busca abordar o perfil da realidade do tratamento oferecido aos pacientes da oncologia pela saúde pública em Sergipe e provocar um debate sobre os direitos fundamentais. A capacitação que tem duração de 3 horas vai ser realizada a partir das 18h30 da quarta-feira (28) na ESA, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro de Aracaju.


“Faremos um amplo debate sobre a situação oncológica em Sergipe. Sempre preocupados em atender, além do nosso principal público alvo que são os advogados, formatamos o curso/debate de forma multidisciplinar, atraindo o interesse dos profissionais da área jurídica como juízes e promotores, das áreas da saúde, além dos pacientes e toda sociedade que se interessa pelo tema. Quero contar com a presença de todos”, convida Rodrigo Vasco, coordenador dos cursos de Saúde da ESA.


O debate vai contar com o doutor Nilzir Soares Vieira Júnior, presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Max de Carvalho Amaral, diretor jurídico da Secretaria de Estado da Saúde e do doutor Marco Antônio Costa Campos de Santana, professor de Medicina da Unit com especialização em radioterapia e braquiterapia.


Durante o curso serão debatidos temas como a PEC 241; direitos fundamentais à saúde; tratamento oncológico no SUS; limites do Estado no tratamento oncológico; tratamento fora do domicílio; construção do Hospital do Câncer; importância do início do tratamento no prazo legal; papel do médico na judicialização do tratamento e avanços e retrocessos no tratamento oncológico em Sergipe nos últimos anos.


As inscrições estão sendo feitas na sede da ESA. Outras informações através do número (79) 3211-7304.