top of page
  • Paula Cavallaro

Sobre a Água de Coco


Sempre falo sobre a água de coco. Primeiro porque adoro. Faz parte do meu dia a dia, é um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos eliminados durante a prática de atividades físicas. A presença de eletrólitos, tais como sódio e potássio, possibilita uma absorção mais rápida, o que ajuda a recuperar as perdas desses nutrientes através da urina e do suor do atleta, por exemplo.


Agora, vale ressaltar que estamos falando aqui sobre a água de coco natural, viu!? Nada daquelas de caixinha, pois essas entram no grupo de todos aqueles alimentos industrializados que não contribuem em nada, a não ser para envenenar seu organismo.


Outra indicação para o consumo da água de coco é em casos de ressaca, pois os carboidratos presentes em sua composição repõem a energia perdida com o consumo de bebida alcoólica. Embora seja fonte de vários minerais importantes para a saúde, é bom evitar o consumo em excesso, isso porque a água de coco não deve ser consumida em excesso por pessoas que possuem problemas renais, por portadores de diabetes e indivíduos hipertensos, pois a ingestão em demasia da bebida fornece muito sódio e glicose ao organismo. No caso de pessoas com distúrbios renais, o agravante se dá por conta da quantidade de sal que esse líquido possui. Nesses casos, é importante ter orientação profissional!


Além disso, a água de coco é ótima para o bom funcionamento intestinal e, em casos de desidratação, funciona como um excelente soro vegetal, por ser rica em minerais. No passado, a bebida era utilizada por médicos como soro nos campos de batalha, logo, sua composição contribui para a hidratação e o equilíbrio do organismo! Ela também possui diversas vitaminas, o que torna seu consumo muito aconselhável. Trata-se basicamente de um hidratante natural com baixíssima caloria: 100 ml de água de coco possuem apenas 22 calorias. Além disso, a mesma quantidade concentra cerca de 250 mg de potássio, o equivalente à quantidade necessária por dia, 105 mg de sódio, metade do valor recomendado diariamente, e também quantidades significantes de cálcio, magnésio e vitamina C. Ou seja, a água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homem. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fito-nutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Por isso que, sempre que puder, adicione esta bebida em sua refeição! Deste modo, você estará sempre hidratado e dando ao seu corpo quantidades necessárias de nutrientes.


____________________________________


Paula Cavallaro é Médica Nutróloga e atende na Clínica Splendore, localizada no Centro Médico Jardins - Sala 705

bottom of page