• Leandra Guaracho

Pronto para se reinventar?


Quantas vezes você pensou em mudar de profissão?


Quantas vezes disse a si mesmo que largaria tudo e faria outra coisa?



Muita vontade de mudar e pouca coragem.


Normal. Eu só consegui mudar a forma como trabalho, devido às circunstâncias externas. Mudar não é uma tarefa fácil, requer esforço pessoal. Quando o trabalho se tornou angustiante e o brilho dos meus olhos acabou, percebi que havia algo errado.


Faça a pergunta:


- O que eu quero da vida? O que é bom para mim?


Perguntas que causarão curto circuito e respostas que irão surpreender. Há alguns anos entendi que era a hora de mudar o rumo profissional. Compreendi que precisaria de uma nova área de atuação, adaptar-me às novas realidades sociais, reinventar. Meu corpo era uma carcaça ambulante ferido sem forças e sem prazer.


Enxergava que começar do zero seria difícil, ainda esta sendo, mas na verdade não existe zero. Há a bagagem profissional que vai te acompanhar nesta nova jornada. Encontrar habilidades que estavam escondidas e melhorar o que não está bom. Pessoas que integram a força de trabalho hoje buscam uma maior necessidade de encontrar satisfação no emprego. Mais que isso, há um desejo de fazer algo que traga felicidade.


Recomeçar é: ´´retomar, após interrupção, produzir-se novamente´´. Tenha paciência, todo recomeço é doloroso, difícil, e os momentos de desistência costumam aparecer. Esqueça as cobranças. Elas acontecerão constantemente.


Aprenda com os mais jovens. Estou nesta fase. Eles tem muito a ensinar. São geniais, generosos, inteligentes, dispostos a dar uma mão. A revista Exame trouxe uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) realizada com 200 jovens de São Paulo e revelou que 99% dos nascidos entre 1980 e 1993, só mantêm envolvidos em atividades que gostam, e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal. O mundo está em constante transformação e o que vejo é a busca pela qualidade de vida, a busca pelo Eu. É maravilhoso acordar todos os dias com brilho no olhar e pronto para mais um desafio. Ter prazer pelo que faz. Ter uma reunião de trabalho no meio da tarde em qualquer café. Não tenha medo. Se cair levante.


Um beijo e até a próxima.