• Luxo Aju

Operação Carnaval Saudável



Final do mês tem carnaval e todos nós, de um jeito ou de outro, colocamos o pé na jaca. Mas... podemos brincar sem exagerar. Darei algumas dicas onde todos nós, simples mortais, conseguiremos fazer. Topa?

Vamos lá: Dica 01 da sua Nutróloga

Nos dias de carnaval os foliões tem um aumento do gasto energético, por isso é importante repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais entre outros, de preferência integrais, dando maior sensação de saciedade.

Aí você pergunta:

-Mas doutora, o ano inteiro falando para abandonar o carboidrato e agora pode?

-Não pode, maaaaas o carboidrato vai fornecer energia para curtir todos os dias de festa.

Dica 2 da sua Nutróloga: hidratação


Gente, tem que investir na hidratação. Beba muita água e água de coco. Como a atividade física é muito intensa, a água de coco é ideal para repor todos os sais que a pessoa precisa. A cada duas horas de atividades físicas tradicionais, ou neste caso de muita folia e dança, recomenda-se uma reposição de sais minerais, por isso minha sugestão saudável é a água de coco. Até mesmo para evitar cãibras, fadigas e dores musculares.

Dica 03 da sua Nutróloga: álcool

Quero lembra-los que o álcool desidrata assim que entra na corrente sanguínea. Uma forma de minimizar essa desidratação e evitar os efeitos desagradáveis do álcool, intercale o consumo com água, sucos naturais e outras bebidas não alcoólicas.

Dica 04 da sua Nutróloga: alimentação

Ao escolher os alimentos para os dias de folia seria interessante saber o estado nutricional de cada alimento. Mas pode-se sugerir, genericamente, que antes de sair de casa para pular o carnaval se faça uma refeição reforçada.

Vitamina de frutas, pães, cereais, frios ou ovos. Alimentos que são ricos energeticamente, que têm carboidratos. Comer gordura vai aumentar a desidratação. À noite, opte por caldos ou sopas. O problema é quando o folião já está pulando nas ruas. Os alimentos disponíveis costumam ser ricos em gordura e frituras, além da falta de higiene.

Vai comer na rua? Procure observar a condição higiênica do local. Mandioca, milho e macarrão são boas alternativas e fontes de carboidratos. Se levar vegetais melhor. Açaí com frutas e granola também são ótimas opções.

Levar um lanche é uma boa saída para evitar a comida da rua. Um mix de castanhas, passas e amendoim seria ideal.

Hidratação: Bebeu água? Para manter seu corpo hidratado neste carnaval:

  • Tente beber 2 l de água/dia

  • Reduza o consumo de refrigerantes e para cada copo de bebida alcóolica beba 2 copos de água;

  • Prefira água mineral e suco de frutas, assim seu corpo estará pronto para a folia

  • Fique atento a água em forma de gelo. Certifique-se que a água é filtrada

  • Cuidado ao beber latinhas concentradas em isopor de ambulantes, sua bebida pode estar com milhões de germes e bactérias.

  • Bom carnaval a todos, comam e bebam com moderação. No próximo post tem outras dicas. Um beijo.

__________________________________

  • Paula Cavallaro é Médica Nutróloga e atende na Clínica Splendore, localizada no Centro Médico Jardins - Sala 705

#saude

0 visualização