• Luxo Aju

Valadares Filho propõe audiência pública para discutir o gerenciamento do uso da água



A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), que ocorreu na quarta-feira (24/5), aprovou requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), que propõe a realização de audiência pública para debater o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que foi criado para fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.


Valadares Filho destacou que o Brasil vem atravessando uma das mais sérias crises hídricas de sua história. “Água é vida. Devemos priorizar a discussão desse tema e buscar formas criativas para solucionar o problema de falta de água no Brasil”.


Embora o Nordeste continue sendo a região mais atingida pela falta de água, esse problema tem deixado de ser só do Nordeste e, nos últimos anos, vem atingindo todas as regiões brasileiras.


Para o presidente da CINDRA, é preciso melhorar o gerenciamento do uso da água no Brasil. “Estamos falando de um país que possui grandes bacias hidrográficas, o que falta é gerenciar a utilização dessa água. É preciso saber usar para não faltar”.


Valadares Filho argumentou que a Comissão de Integração Nacional não pode deixar de trazer esse assunto para pauta e promover um amplo debate com os principais atores envolvidos na elaboração e condução do Plano Nacional de Recursos Hídricos.