• Luxo Aju

A Importância da Língua Inglesa...

Após uma viagem para fora do país a gente consegue perceber de fato o quanto a língua inglesa é importante. Em Paris, por exemplo, onde estive recentemente, todos falam inglês, mesmo tendo como a língua nativa o Francês. Ao chegar em hotéis, restaurantes ou qualquer ponto turístico, você já é recebido por alguém falando em inglês, e se você não sabe... fica difícil a comunicação.

Eu ainda não sei falar em inglês, mas já estou fazendo aulas particulares e aproveitei para entrevistar meu professor, Pedro Batista, que é formado em Letras Inglês-Português, e tem especializações na língua: 2.1. International House (Newcastle / The U.K) 2.2. Minds English School 2.3. English Personal.


1 - Na sua concepção, qual a Importância da língua inglesa na vida das pessoas.


São infinitos os benefícios que o Inglês nos oferece, nós sabemos que a língua inglesa já está presente no nosso cotidiano a algum tempo, podemos ouvir nos rádios os mais diferentes sotaques através de músicas nos mais variados estilos, em seriados ficamos mais atualizados com o Inglês coloquial, ou também chamado de Idioms que na verdade são expressões, maneira de falar que representam uma cultura local. Vale ressaltar que o mercado de trabalho hoje procura aqueles que são fluentes na língua. Vivemos em um mundo globalizado em que, a língua inglesa se faz fundamental, não sendo mais um diferencial e sim vital. E por fim para aqueles que desejam desbravar esse mundão afora, o Inglês é de extrema importância, uma vez que é o idioma mais falado mundialmente.


2 - Como você vê a tentativa do governo federal em inserir de forma mais efetiva a língua inglesa no ensino público.


Será um salto muito grande na educação dos alunos da rede pública. Vejo essa tentativa do governo federal como grande avanço, pois vão tornar os alunos mais aptos ao mercado de trabalho, não se isolando da demanda de trabalho global.


3 - Como professor particular, qual o perfil, de forma geral, dos alunos do que o procuram? Quais são seus objetivos?


Vejo os meus alunos particulares com um desejo insaciável de aprendizagem. Muitos alunos fazem aulas para viagem, alguns para exames de proficiências, outros procuram traduções para provas de especialização e em grande maioria aqueles que querem um curso regular. Todos eles querem preencher o vazio e a angústia que o ensino de Inglês os deixou, se queixando do método e da maneira que idioma foi ensinado outrora. Procuro ensinar de forma diferente, valorizando o gosto pessoal do aluno e tornando apto para realizar seus desejos pessoais.


[PG1]O idioma mais falado por aqueles que tem com 2ª língua.