• Luxo Aju

Valadares Filho defende continuação do programa Farmácia Popular



O deputado Valadares Filho, em pronunciamento feito hoje (17/08), defendeu a continuação do programa do Governo Federal Farmácia Popular.


Segundo o deputado do PSB de Sergipe, trata-se de um programa social que disponibiliza mais de 100 medicamentos vitais usados para o tratamento de pacientes com diabetes, hipertensão, úlcera gástrica, asma, depressão, verminoses, enxaquecas, cólicas, inflamações, queimaduras, alcoolismo e até a concessão dos anticoncepcionais.


Valadares Filho destaca que, devido à distribuição de medicamentos, o Farmácia Popular é um programa que previne internações hospitalares, um dos itens que mais caros do Orçamento Federal para Saúde.


“O programa é caracterizado pela prevenção do agravamento de muitos problemas de saúde de forma a reduzir os gastos com tratamentos mais especializados e especialmente com internações”, destaca o deputado.


Para o Governo, a desativação do programa vai trazer economia para os cofres públicos. Mas, Valadares Filho discorda e ressalta que o Farmácia Popular é um programa “que, ao contrário, promove economia para os cofres públicos e o corte dos recursos destinados a esse programa, em curto e médio prazos, vai se ter uma despesa bem maior do que a que se tem com o programa.”


Valadares Filho aponta que os idosos e os mais carentes serão os mais prejudicados com essa decisão do Governo Federal. “As doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão incidem muito mais nas pessoas idosas”.


O deputado finaliza dizendo que o “fechamento das farmácias populares é um grande retrocesso para a saúde pública do Brasil”.