• Luxo Aju

Política by Adiberto de Souza


Ganhar no grito


Dois episódios ocorridos, ontem, na Câmara de Aracaju e na Assembleia revelam o destempero de alguns parlamentares, que querem ganhar o debate no grito. Flagrado divulgando fake news, o vereador Cabo Amintas (PTB) só não saiu no murro com o colega Vinicius Porto (PSD) porque este não quis. Por sua vez, a deputada Kitty Lima (Rede) subiu nas tamancas após ter rejeitada uma emenda considerada inconstitucional. Aliás, não é de hoje que a parlamentar roda a baiana no plenário. Quando era vereadora, Kitty costumava perder o rebolado ao ser contrariada. Certa feita, ao ver rejeitado um projeto de sua autoria, ela virou uma fera: foi à tribuna e afirmou, com todas as letras, que não ia ficar “babando o ovo do prefeito”. Alguém precisa dizer ao valentão Cabo Amintas e a nervosa Kitty que equilíbrio, ética e respeito são fundamentais na prática política. Ter posicionamentos firmes e divergentes é natural nos embates legislativos, porem é reprovável disparar ofensas e se achar no direito de denegrir e ridicularizar os colegas contrários aos seus argumentos. Misericórdia!


Aliados se estranham


E quem está invocado como os petistas é o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Após ficar sabendo que o PT pensa em disputar a Prefeitura de Aracaju, o moço partiu para o ataque: “É legítimo o direito do PT em querer lançar candidato em 2020, tanto quanto é legítimo o PSD querer lançar candidato a governador em 2022. O tempo é senhor das coisas”. Crendeuspai!


Carne liberada


Diferente do que muitos pensam, não existe nenhuma recomendação bíblica para não se comer carne amanhã, Sexta-Feira da Paixão. Pecado é algo moral, é a transgressão voluntária da lei de Deus, a exemplo da avareza, da inveja da pedofilia, etcétera e tal. Como seria bom se todas as pessoas que deixam de comer carne na Sexta-Feira da Paixão ficassem mais santas ou obedientes a Deus. Cruzes!


Maratá só cresce O Grupo Maratá vai instalar uma agroindústria de beneficiamento de milho no Maranhão. Para atender à nova empresa, serão plantados 30 mil hectares de milho naquele estado. Ao aprovar o ambicioso projeto, o Conselho Deliberativo do Programa Promaranhão destacou a geração de empregos e a verticalização de cadeias produtivas, essenciais ao desenvolvimento do agronegócio no estado. A próxima etapa de expansão do grupo sergipano será a implantação de uma fábrica de café em Minas Gerais ou no Espírito Santos. Legal!


Casa nova


Exonerada recentemente da presidência do Detran, a advogada Luciana Déda de Melo ganhou nova função no governo estadual: presidir a Fundação Parreiras Horta. Sem fins lucrativos, a instituição é subordinada à Secretaria da Saúde. Dizendo-se honrada com o novo desafio, Luciana garante se identificar com o papel da Fundação de assistir a população e prevenir doenças. Então, tá!


Nadica de nada


E o deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) ficou animadíssimo ao ser informado que a Petrobras está investindo cerca de R$ 600 milhões na manutenção da produção e perfuração de novos poços em Sergipe. Esse valor é uma ninharia se comparada aos 12,5 bilhões de dólares que a petrolífera pensava em investir no estado antes de quase ter sido engolida pelo escândalo da Lava Jato. Danôsse!


Malas prontas


E quem está de malas prontas para curtir merecidas férias é o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Durante os 10 dias de descanso do comunista, Aracaju será administrada pelo vereador Nitinho Vitalle (PSD), presidente da Câmara Municipal. Em junho do ano passado, o parlamentar pessedista assumiu a Prefeitura durante viagem que Nogueira fez aos Estados Unidos. Na ausência de Nitinho, o Legislativo será presidido pelo vereador Thiago Batalha (PMB). Marminino!


Banda vuô


Seis em cada 10 brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira. A pesquisa feita pelo SPC também mostra que 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. Você controla o que ganha?


Troca de nomes


Localizada em Propriá, a Escola Estadual Maria do Carmo Alves pode passar a se chamar Professor Irmão Salatiel Franciscano do Amaral. Pelo menos é o que sugere indicação apresentada pelo deputado estadual Iran Barbosa (PT). Segundo ele, a proposta não visa atingir a senadora Maria do Carmo, mas fazer valer o princípio da impessoalidade. Irmão Salatiel foi educador, membro da Congregação Marista Marcelino Champagnat, orientador e poeta. Ah, bom!


Na cadeia


E quem estará hoje na cadeia é o senador Rogério Carvalho (PT). Vai visitar o ex-presidente Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O líder maior do PT está preso há um ano, sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. Rogério ressalta que a luta pela liberdade do “Barba” é prioridade para o partido. O senador prometeu levar para Lula muita esperança, força e gratidão. Vixe!


Horóscopo


Quem é do signo de peixes deve evitar sair de casa agora na Semana Santa, pois corre o risco de ser fisgado e virar uma apetitosa moqueca. Nesta crise braba, alguém pode querer leva-lo à paneja com mamão verde, leite de coco e pimenta. Cruz, credo!


Recorte de jornal

Publicado no jorna Diário de Sergipe, em 17 de junho de 1958.