top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • 3 de jul. de 2019
  • 4 min de leitura

Imagina o Brasil ser dividido...


Ao incensado o confronto entre direita e esquerda, este governo militar tem estimulado perigosamente o divisionismo. Agora mesmo, com raiva da oposição crescente no Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) incentivou a retirada de estados e municípios da nefasta reforma da Previdência. O capitão de pijama disse, com todas as letras, que a inclusão dos entes federativos na proposta previdenciária só ocorrerá se as bancadas nordestinas, inclusive quem é da oposição, apoiar integralmente a tal reforma. Ora, por causa do rancor que nutre contra o Nordeste, Bolsonaro vai crucificar as demais regiões, inclusive de estados que o apoiaram majoritariamente como o Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul, todos em petição de miséria. Pelo visto, se pudesse, o presidente excluiria o Nordeste do mapa do Brasil. Claro que o prejuízo maior seria para o resto do país. Como canta Elba Ramalho “imagina o Brasil ser dividido/ E o Nordeste ficar independente/ O Nordeste seria outro país/ Vigoroso, leal, rico e feliz/ Sem dever a ninguém no exterior”. É, pode ser!


Prefeitura culpada


A única culpada pelo crescimento do transporte clandestino de passageiros em Aracaju é a Prefeitura. Enquanto a administração municipal não exigir das empresas de ônibus que ofereçam um serviço de qualidade e com preços razoáveis, o aracajuano continuará colocando a vida em risco ao se deslocar em veículos caindo aos pedaços e dirigidos sabe-se lá por quem. Uma lástima!


Palhaçada


Flagrado brincando na festa do Mastro, em Capela, o vereador aracajuano Palhaço Soneca (Cidadania) se esforça para explicar como um “enfermo” aparenta tanto vigor físico. De licença médica desde abril, o rapaz foi substituído pelo suplente Armando Batalha Júnior (Cidadania), aumentando as despesas da Câmara. Sem uma explicação mais plausível, Soneca admite que continua doente, mas diz que “descumpriu a orientação médica” para ir à festança junina. Vá ser palhaço assim na Câmara de Aracaju. Marminino!


Socorro caro


A maioria dos consumidores usa o cartão de crédito em supermercados (62%) e em farmácias (49%). Segundo o SPC Brasil, a terceira maior utilização é para abastecer os veículos (30%), seguido da aquisição de roupas, calçados e acessórios (29%), idas a bares e restaurantes (28%) e recargas para celular pré-pago (20%). É bom o consumidor ficar atento, pois se optar pelo rotativo ou parcelamento, arcará com uma taxa de juros que pode chegar até a 500%. Cruz credo!


Gás em debate


O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, estarão em Aracaju, amanhã. Vêm participar do “Simpósio de Oportunidades – Novo Cenário da Cadeia do Gás Natural em Sergipe”, que acontecerá,

até sexta próxima, num hotel da Orla da capital. O evento vai discutir os aspectos relacionados à oferta de gás em Sergipe e as estratégias dos governos federal e estadual para a área. Ah, bom!


LGBTQI+ seleciona


Estão abertas até essa sexta-feira, as inscrições para participar do Conselho Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Os inscritos disputarão as 12 vagas de representantes da sociedade civil no Conselho, com mandato até 2021. As inscrições podem ser feitas através do link (https://www.seit.se.gov.br/edital-de-chamamento-publico-no03-2019-conlgbt/). Participe!


Tábuas de pirulito


E o governador Belivaldo Chagas (PSD) diz que não descansará enquanto não conseguir os recursos para recuperar as esburacadas rodovias estaduais. Ele ressalta conhecer os trechos das estradas que estão mais danificados e acrescenta ser preciso reconstruir algo em torno de 197 quilômetros de rodovias. Para tanto, Belivaldo tem tentado obter recursos até no exterior. “Garanto que o nosso problema não é falta de empenho, é falta de recurso”, diz Chagas. Crendeuspai!


Alça de mira


Como relator do Projeto de Lei que regulamenta o registro, a posse e o porte de armas de fogo, o senador Alessandro Vieira (Cidadania) está ouvindo o povo. Quem desejar fazer sugestões ou tirar dúvidas sobre o projeto armamentista pode fazer através do site pldasarmas.com.br. Vieira deve apresentar seu relatório sobre a propositura quarta-feira da semana que vem. Então, tá!


Bê-a-bá


A educação básica no estado foi debatida no Tribunal de Contas de Sergipe. O “Workshop da Educação: transformação social, planejamento e desafios” discutiu o baixo desempenho dos governos estadual e municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estudo do IBGE mostra que, no ano passado, a taxa de analfabetismo em Sergipe era de 13,9% entre os jovens com mais de 15 anos. Misericórdia!


Agonizando


O Rio Poxim, responsável pelo abastecimento de parte de Aracaju, enfrenta problemas sérios. É preciso que o governo estadual garanta políticas públicas de recuperação daquele importante corpo d’água. O Poxim está totalmente poluído. Na nascente o desmatamento é grande e nas margens há lixo por todos os lados. Cruz, credo!


Jornalismo de luto O veterano jornalista João Oliva Alves, 97 anos, morreu na manhã de hoje, em Aracaju. Nascido em Riachão do Dantas, ele também era cronista de mão cheia e membro da Academia Sergipana de Letras. Viúvo, João Oliva deixa 11 filhos, genros, noras, netos e bisnetos. A família ainda não informou onde o corpo será velado, o horário e local do sepultamento. Descanse em paz, amigo!



Recorte de jornal


Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 1º de dezembro de 1908.

Posts recentes

Ver tudo
Política by Adiberto de Souza

Briga de delegados A Justiça colocou um fim na briga entre os delegados de polícia Alessandro Vieira (MDB) e Paulo Márcio (PSDB). O...

 
 
 

Comments


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page