top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • 7 de nov. de 2019
  • 3 min de leitura

Mar de óleo


Enquanto o governo federal bate cabeça atrás dos culpados pelo óleo lançado criminosamente no Atlântico, a tragédia avança pela costa brasileira. Depois de atingir todo o Nordeste, a poluição ameaça chegar ao sudeste do país, particularmente às praias cariocas. Estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia prevê que os componentes químicos voláteis do petróleo cru podem afetar a saúde de mais de 144 mil pescadores nordestinos, sem contar os prejuízos irreparáveis causados às fauna e flora. Todo esse estrago teria sido menor se, em vez de usar a lupa ideológica para culpar inimigos fictícios, o governo federal tivesse agido rápido. Agora, que o estrago está feito, adianta muito pouco chorar o óleo derramado. Só Jesus na causa!


Dito pelo não dito


Afastados no mês passado pelo Tribunal Regional Eleitoral, o prefeito e a vice de Ilha das Flores, respectivamente, Cristiano Cavalcante (PSC) e Eleni Ferreira Lisboa (PSC) vão reassumir os cargos. A determinação liminar em favor dos dois é do ministro Sérgio Banhos, Tribunal Superior Eleitoral. O prefeito e a vice são acusados de abuso do poder econômico na campanha eleitoral passada e, além do afastamento, tinham perdido os direitos políticos por oito anos. Aff Maria!


Emília, a vidente!


Os políticos sergipanos devem ficar atentos, pois vêm prisões por aí. Feita pela vereadora Emília Corrêa (Patriota), a sombria previsão desagradou o presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho Vitale (PSD): “Pra dizer uma coisa dessa, vossa excelência ou é vidente ou está com informações privilegiadas”. Emília também pediu à Polícia Federal que investigue as câmaras de vereadores de Sergipe “porque a corrupção está solta”. Cruzes!


Vão às urnas


Os sete conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe elegem, hoje, a Mesa Diretora para o biênio 2020/2021. A chapa única tem como presidente Luis Augusto Ribeiro. A nova vice do TCE será Susana Azevedo, enquanto Carlos Alberto Sobral vai ser eleito corregedor. A eleição da nova diretoria ocorre em meio às discussões sobre o retorno do conselheiro Flávio Conceição, que foi aposentado do Tribunal após ser acusado de ter metido a mão grande em recursos públicos. Arre égua!


Conversa mole


Quer apostar uma mariola de goiaba como o Congresso não aprova a fusão de municípios pequenos a outros maiores? A maioria dos políticos já disse que não vota nem amarrado no fim das cidades com menos de 5 mil habitantes, pois seria uma agressão aos moradores. Ora, qual deputado, eleito com o apoio de vereadores e prefeitos, vai querer tirar o bem bom dos aliados e justo em 2020, um ano de eleições? Homem, vôte!


Respeito à natureza


Reunidos no Recife, os governadores do Nordeste cobraram ao governo federal mais respeito à natureza. “Defendemos o desenvolvimento do Brasil, mas que ele seja acompanhado do respeito ao meio ambiente, preservando o futuro das novas gerações”, afirma o sergipano Belivaldo Chagas (PSD). Em nota, os governadores exigem “recursos financeiros, políticos e científicos para a imediata retirada do óleo de nossas praias e para barrar a chegada de novas manchas de óleo ao nosso litoral”. Marminino!


Marré deci


Sergipe ocupa a 6ª posição no trágico ranking de extrema pobreza. Segundo estudo divulgado pelo IBGE, 145 mil sergipanos (7%) vivem em petição de miséria, enquanto outros 550 mil estão em condições de pobreza (25%). Pior do que Sergipe só o Maranhão Alagoas, Amapá, Amazonas e o Pará. Crendeuspai!


Apertando o cerco


O servidor público que se afastar do trabalho para participar de eventos sindicais terá de compensar as horas não trabalhadas. É o que determina a Resolução nº 596 do Conselho da Justiça Federal. A partir de agora, a viabilidade da participação no ato sindical será analisada pela chefia imediata. E o servidor terá que apresentar comprovante de participação fornecido pela entidade organizadora do evento, sob pena de a falta não ser justificada. Então, tá!


Três patetas


Três falsos bandidos pediram socorro à Polícia de Aracaju dizendo-se perseguidos por uma multidão virtual. O trio entrou em pânico após publicar no twitter uma mensagem dizendo-se de alta periculosidade. Era apenas uma brincadeira de três jovens estudantes para assustar os amigos, porém o feitiço virou contra o feiticeiro. Após receberem ameaças pelas redes sociais, os patetas foram à 3ª Delegacia registrar num boletim de ocorrência que nunca fizeram mal a ninguém. Danôsse!


Noite de autógrafos


O jornalista Amaral Cavalcante lança, nesta quinta-feira, o livro “A vida me quer bem: crônicas da vida sergipana”. Na obra publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe, o fundador do jornal Folha da Praia oferece o doce sabor da nostalgia. Retratando desde sua infância à mocidade, o poeta Amaral não se acanha ante as situações inusitadas já vividas. A noite de autógrafos vai acontecer na Sociedade Semear, rua Vila Cristina, 148, bairro São José, em Aracaju. Prestigie!


Recorte de jornal


Publicado no jornal laranjeirense O Horizonte, 17 de janeiro de 1886.

Posts recentes

Ver tudo
Política by Adiberto de Souza

No Forró Caju de Emília quem recepcionou Mitidieri foi Amorim Uma foto postada nas redes sociais pelo governador de Sergipe, Fábio...

 
 
 

Comments


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page