top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • 16 de dez. de 2019
  • 4 min de leitura

Disputa pela UFS


Faltando ainda quase um ano para a escolha do novo reitor, já começou a corrida pelo comando da Universidade Federal de Sergipe. Os mais afoitos são os que enxergam na ascensão da extrema direita a chance de desbancar o grupo que comanda a UFS. Já tem pré-candidato batendo nas portas de ministros e parlamentares com o objetivo de pedir apoio à indicação para a reitoria mesmo que seus nomes não figurem na lista tríplice. Isso não será difícil se o suplicante cair nas graças do capitão de pijama e do obtuso ministro da Educação. Aliás, para os direitistas que sonham em virar reitor, aconselha-se defender abertamente o AI-5, o extermínio dos índios, jurar que Zumbi traficava escravos, se matricular no ridículo curso do astrólogo paspalhão Olavo de Carvalho, prometer jubilar os universitários maconheiros e, principalmente, admitir que a terra é plana. Danôsse!


Greve geral


E os servidores estaduais decidem hoje se entram em greve contra a PEC da Previdência, em tramitação no Legislativo. Uma assembleia para discutir a paralização da categoria acontecerá, à tarde, na Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju. Segundo a CUT, a famigerada reforma da Previdência do governo Belivaldo Chagas (PSD) consegue ser mais cruel do que a aprovada pelo Congresso contra os servidores federais. Crendeuspai!


Espia pra ele!


E o senador Alessandro Vieira (Cidadania) se disse indignado com o reajuste dos salários dos futuros vereadores, prefeito e vice de Aracaju. “Vamos fazer a nossa parte, pressionando o prefeito Edvaldo Nogueira para que ele vete o aumento. Se ele não vetar, nós vetaremos”. Tudo bom, tudo certo se o digno senador também não ganhasse sem reclamar um super salário, além das mordomias inerentes ao cargo. É aquela velha história: faça o que digo, não faça o que faço. Ôxe!


O passado lhe condena


Com o título acima, a colega Thais Bezerra publicou no Jornal da Cidade a seguinte nota: “Caso resolva disputar a Prefeitura de Canindé, o pastor Heleno Silva (Republicanos) vai precisar de um bom discurso para convencer o eleitorado. Os canindeenses ainda não esqueceram a péssima administração do reverendo, que foi eleito em 2012 com 51% dos votos. Chocado com a queda da arrecadação, Heleno passou quase todo o mandato ameaçando renunciar. Aliás, os adversários do ex-prefeito já estão colecionando as queixas que ele fazia para apresentá-las aos eleitores durante a campanha”. Aff Maria!


Sem perigo


Não há estudos comprovando a relação da radiação emitida pelas antenas de celular com o surgimento de doenças. O professor de engenharia elétrica Leonardo Menezes, diz que é praticamente consenso que a exposição à radiação das antenas não tem efeito

notável nenhum sobre a saúde. Mas, segundo ele, ainda há dúvidas dos efeitos do uso prolongado dos aparelhos de celular. “É muito mais provável o efeito do telefone em si do que da torre”, diz Leonardo. Será mesmo?


Câmara explica


Diante da grande repercussão sobre o reajuste dos futuros prefeito, vice e vereadores de Aracaju, a Câmara emitiu nota se explicando. Diz que cumpriu a legislação, que manda reajustar os salários dos ditos cujos antes das eleições, tendo como referência os subsídios dos deputados estaduais. A nota também informa que o aumento será bancado pela própria Câmara, que vem reduzindo despesas ano após ano. Então, tá!


De olho na Prefeitura


A candidatura da delegada de polícia Danielle Garcia (Cidadania) dependerá do que dirão as pesquisas. Caso ela esteja bem avaliada, disputará a Prefeitura de Aracaju, porém se a vereadora Emília Corrêa (Patriota) aparecer melhor terá o apoio do grupo da delegada. Entrevistada pelo Portal Só Sergipe, Danielle disse que já se imagina auditando os contratos da prefeitura. “É como se eu estivesse resgatando a minha atuação de delegada, só que em outro patamar”, discursa. Homem, vôte!


Bota fora


A depender do Ministério Público Estadual, o mandato do prefeito de Canindé, Ednaldo da Farmácia (Progressista), está com os dias contados. A Procuradoria-Geral de Justiça já pediu ao Tribunal de Justiça que decrete intervenção na Prefeitura por 180 dias. O MPE alega que a administração municipal é uma bagunça generalizada. Interessante é que foi esse mesmo Ministério Público que conseguiu abortar o impeachment aprovado pelos vereadores contra o prefeito. Marminino!


Praga verde


Boa parte das árvores que a Prefeitura vai arrancar na Avenida Hermes Fontes foi plantada na década de 70. Na época, o prefeito biônico de Aracaju, João Alves Filho (DEM), autorizou o plantio de milhares de mudas da espécie Pithecellobium Dulce, popularmente conhecida como mata-fome. Nativa do México, portanto exótica, esta espécie cheia de espinhos virou uma praga na capital. As raízes rasas facilitam a queda da árvore, muitas vezes sobre carros. A Prefeitura promete substituir as mata-fome por mudas de árvores nativas. Ah, bom!


Duelo no bar


O médico Gilberto Santos, ex-diretor do Hospital de Cirurgia, duelou à garrafas com o representante comercial Ediranir dos Santos. O confronto aconteceu, sábado último, num barzinho em Nossa Senhora das Dores. Felizmente, os adversários sobreviveram à contenda. Segundo testemunhas, o médico valentão não engoliu as criticas que Ediranir vinha fazendo a ele pelas redes sociais. Misericórdia!


Recorte de jornal


Publicado no jornal Tribuna de Aracaju, em 20 de julho de 1931.

Posts recentes

Ver tudo
Política by Adiberto de Souza

Briga de delegados A Justiça colocou um fim na briga entre os delegados de polícia Alessandro Vieira (MDB) e Paulo Márcio (PSDB). O...

 
 
 

Comments


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page