top of page
  • Luxo Aju

Política by Adiberto de Souza


Caia na gandaia


O Brasil respira carnaval, festa que começa hoje e só deve terminar na Quarta-Feira de Cinzas. Capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Recife já vivem o clima carnavalesco há dias, porém Aracaju se fantasia mesmo pra valer a partir desta sexta. Blocos organizados e de lambe-sujos vão garantir a animação do período, naturalmente à base de muita ‘birita’ para aquecer os foliões. Portanto, a ordem é cair na gandaia, mas vale à pena ter alguns cuidados para não precisar se explicar em casa na Quarta-Feira de Cinzas. Desarme o espírito, não aceite provocações e evite dirigir após encher a caveira. No mais, é se esbaldar pra valer, porque ninguém é de ferro. Então, alô, alô pessoal do alô, cachaça não é água não, mas não se perca de mim, pois o arlequim está chorando pelo amor da colombina. Segundo o pierrô apaixonado, quando a estrela d'alva no céu desponta e as pastorinhas, pra consolo da lua, vão cantando na rua lindos versos de amor, é porque já é Carnaval cidade!


Cabo quer greve


E o vereador aracajuano Cabo Amintas (PTB) defendeu o aquartelamento dos policiais militares como forma de pressionar o governo a atender as reivindicações da categoria. Segundo o petebista, o Executivo tem feito ouvido de mercado ao apelo de reajuste salarial dos militares e policiais civis: “Está na hora do freio de arrumação, pois o heroísmo de cada policial tem sido pago com atraso de salário, defasagem salarial e perseguição”, discursou. Crendeuspai!


No mesmo prato


Em Sergipe, só o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) ainda acredita que o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), o apoiará na disputa pela Prefeitura de Itabaiana. Tirando o tucano, o resto do estado não tem dúvida que o preferido de Valmir para sucedê-lo é o secretário Adailton Sousa (PR). E para provar que já se decidiu, o prefeito postou nas redes sociais uma foto dele e Adailton comendo, no mesmo prato, um saboroso manauê na “casa do Zé de Tonho de Alvino”. Marminino!


Crise braba


A imprensa sergipana vive sua pior crise. O último exemplo do arrocho econômico vem do Jornal da Cidade. O tradicional impresso sergipano acaba de romper o contrato com os colunistas de o Globo Merval Pereira, Míriam Leitão e o sergipaníssimo Ancelmo Gois. Este último publicava diariamente no JC uma página com notas informativas e pra lá de picantes. É deveras lamentável ser privado do texto leve e do humor fino de Ancelmo Gois. Aff Maria!


Passagem caríssima


O prefeito Edvaldo Nogueira (futuro PDT) foi aconselhado pelo vereador Américo de Deus (Rede) a não reajustar a passagem dos ônibus. Segundo o parlamentar, se o gestor tiver um pouquinho de juízo não atende ao apelo das concessionárias, que já cobram uma das tarifas mais caras do país. Pelo visto, o vereador falou ao vento. Nos corredores

da Prefeitura é dado como certo que Edvaldo anunciará o reajuste da tarifa agora no Carnaval, para aproveitar que todo mundo só tem cabeça para a fuzarca. Misericórdia!


Deixou o DEM


Filha do ex-governador João Alves Filho e da senadora Maria do Carmo – ambos do DEM - a jornalista Ana Alves acaba de deixar o partido dos pais. Em entrevista à rádio Cultura, a ex-demista disse que deve se filiar a outro partido em breve, pois pretende participar as eleições deste ano. Uma das hipóteses, segundo ela, é concorrer a um cargo eletivo em Propriá, cidade onde passou parte da infância. Nas eleições de 2018, Aninha tentou se eleger deputada estadual, mas só obteve 0,32% dos votos. Vixe!


Começo de conversa


Alguns petistas começaram a trocar ideias, uma vez por semana, para a elaboração do programa do partido objetivando disputar a eleição para a Prefeitura de Aracaju. A formação do grupo de atuação mais focado no projeto e as reuniões de trabalho, contudo, só vão começar a acontecer bem mais à frente, provavelmente em maio ou junho, ocasião em que o pré-candidato Márcio Macedo fará o anúncio”. Esta informação é do blog Primeira Mão.


Comigo não, violão!


E o deputado federal Fábio Mitidieri diz não existir qualquer desavença entre o seu PSD e o MDB de Jackson Barreto: “Como não conseguem um adversário competitivo para disputar com Edvaldo Nogueira, querem criar uma polêmica fake entre o PSD e Jackson”, afirma. Mitidieri revela que não conseguirão intriga-lo com JB, pois “sou grato a ele, respeito toda a sua história política e somos aliados”. Por fim, o deputado ensina que “vice se decide na hora certa”. Então, tá!


Nome aos bois


O senador Rogério Carvalho (PT) quer saber quais são os congressistas que estão chantageando o governo Jair Bolsonaro. Neste sentido, ele conseguiu aprovar convite ao general Augusto Heleno para que este diga quem é chantagista. Segundo o petista, a afirmação do militar de pijama assemelha-se ao autoritarismo daqueles que querem fechar o Congresso”. Homem, vôte!


Bem na fita


O prefeito Edevaldo Nogueira (futuro PDT) está sorrindo de orelha a orelha. Tudo por conta do levantamento publicado pelo portal G1 mostrando Aracaju como a 1ª capital do Nordeste em saúde financeira. O estudo da Consultoria Tendência também coloca a gestão de Nogueira entre as oito no Brasil com as contas públicas mais ajustadas. Segundo Edvaldo, a boa notícia, porém, não o permite conceder reajuste salarial aos servidores: “Infelizmente, se dermos o aumento hoje não conseguiremos pagar os salários no final do mês”. Ah, bom!


Recorte de jornal


Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 31 de janeiro de 1920.

bottom of page