top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza


Dotô de pé de cama


A exoneração do Abraham Weintraub do Ministério da Educação trouxe alívio para quem esperava alguém menos obtuso à frente de área tão importante. Lamentavelmente, a alegria durou muito pouco, pois para substituir o energúmeno, o presidente Jair Bolsonaro recorreu a um sujeito que se diz doutor sem ser. Portanto, um mentiroso de marca maior. Fala mansa, o novo ministro Carlos Alberto Decotelli também é acusado de ter plagiado a tese de mestrado, qualificação que exibe orgulhoso no lato sensu. Diante de tamanho desarranjo intelectual, bem que se poderia oferecer ao novo ministro o título de “dotô de pé de cama”, apelido dado ao penico, utensílio usado por socorrer, nas inglórias madrugadas, as sofridas vítimas de cólicas intestinais. Agora está claro que o presidente recorreu a Decotelli para, aflito, expelir rapidamente a diarreia Weintraub para o Banco Mundial. Também não se poderia esperar escolha melhor de um presidente que, segundo as más línguas, teve a bolsa de colostomia esquecida na cabeça? Hum...Que catinga!


Comportamento de risco


Mesmo com a pandemia em franco crescimento no estado, o governador Belivaldo Chagas (PSD) deve confirmar, hoje, a reabertura de parte do comércio sergipano. A chamada Bandeira Laranja, que afrouxa o isolamento social em Sergipe, restringe algumas atividades econômicas na Grande Aracaju. Portando, na capital, em Socorro, São Cristóvão e Barra dois Coqueiros vão continuar fechados os salões de beleza, barbearia, estabelecimentos de higiene pessoal, templos e atividades religiosas. Tomara que essa flexibilização fora de hora não aumente ainda mais o número de vítimas da Covid-19. Misericórdia!


QI de quem indica


Conselho a quem sonha em conseguir um emprego federal em Sergipe: procure os deputados federais Valdevan Noventa (PSC), Gustinho Ribeiro (SD), Laércio Oliveira (Progressistas), Fábio Reis (MDB) e Bosco Costa (PL). Apoiadores do governo Bolsonaro, eles dispõem do QI de quem indica. Portanto, sem o “Ok” deles o suplicante não punga num bom cargo comissionado federal nem que a vaca tussa. Home vôte!


Magrela esquecida


Andar de bicicleta em Aracaju é uma missão pra lá de arriscada. O índice de ciclabilidade da capital é de 1,3, considerado crítico numa escala que varia de zero a quatro pontos. Segundo a Ong Ciclo Urbano, a administração municipal privilegia os veículos motorizados, esquecendo a importância da magrela de duas rodas, carinhosamente chamada de camelo. Uma lástima!


Vai recorrer


E o deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) vai recorrer contra a decisão da 2ª Vara Cível cassando seus direitos políticos por cinco anos. A sentença condena o parlamentar por, enquanto deputado estadual, não ter fiscalizado a aplicação dos recursos de subvenção liberados por ele para entidades filantrópicas. A defesa de Gustinho jura que

não era papel do deputado, mas da presidência da Assembleia, fazer tal fiscalização. Então, tá!


Tucanos paquerados


Meio por baixo politicamente, o PSDB tem sido paquerado por diversos pré-candidatos a prefeito de Aracaju. Já bateram à porta dos tucanos os prefeituráveis Valadares Filho (PSB), Danielle Garcia (Cidadania) e Paulo Márcio (DC). O presidente do PSDB, Eduardo Amorim, prometeu aos três só se manifestar após estudar as propostas de cada um. Essa paquera aos tucanos faz lembrar aquela cantiga popular: “Terezinha de Jesus/ De uma queda foi ao chão/ Acudiram três cavalheiros/ todos os três, chapéu na mão”. Marminino!


Abaixo o preconceito!


Pesquisa de “Gênero e Número” mostra que 51% dos LGBT+ sofreram algum tipo de agressão no 2º semestre de 2018. Entre quem disse ter sido vítima, as mulheres lésbicas foram o maior grupo (57%), seguidas por trans e travestis (56%), gays (49%) e bissexuais (44,5%). Segundo a consulta popular, as formas mais comuns de agressão foram violência verbal (94%), tratamento discriminatório (56%), assédio moral (54%) e violência física (13%). Desconjuro!


Investimento contestado


A notícia de que a Prefeitura de Aracaju vai investir R$ 20 milhões na revitalização do Parque da Sementeira, surpreendeu o economista John Max Santos Sales. Segundo ele, esse dinheiro seria bem melhor aplicado nos bairros ocupados por população de baixa renda, “onde há carência de infraestrutura e equipamentos públicos essenciais”. Ao contrário do que pensa John Max, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) promete transformar o Parque da Sementeira a um Ibirapuera ou Central Park do futuro. Vixe!


Falta de um líder


A vice-governadora Eliane Aquino (PT) lamenta que o Brasil esteja vivendo um dos momentos mais tristes de sua história: “Uma pandemia que já tirou a vida de mais de 57 mil pessoas. Uma crise humana, sanitária e econômica”. A petista afirma que os brasileiros sentem a falta de um presidente que assuma seu papel de líder. Quanto às manifestações populares, Eliane diz lamentar que num momento de isolamento social “as pessoas se aglomerem para mostrar que temem mais as consequências das ações de Bolsonaro do que a disseminação do vírus”. Crendeuspai!


Rota restabelecida


O secretário estadual de Turismo, Sales Neto, comemora a decisão da empresa aérea Gol de restabelecer, já a partir da próxima quarta-feira (1º), os voos diretos Aracaju-Maceió-Aracaju. Na semana passada, a Azul voltou a operar no trecho Aracaju-Recife. São ótimas notícias para um estado que, até um dia desse, contava com pouquíssimos voos diários. Tomara que outras empresas aéreas também se interessem pelo destino Sergipe, principalmente após passar essa pandemia da Covid-19. Aff Maria!


Recorte de jornal


Publicado no jornal aracajuano O Estado de Sergipe, em 31 de maio de 1934.

bottom of page