top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza


Eleições na pandemia


A Covid-19 chegou para alterar os comportamentos. A última mudança provocada pela pandemia ocorreu no calendário eleitoral. Por causa desta doença mortal, a Câmara dos Deputados aprovou projeto adiando as eleições para prefeito e vereador, de 4 e 25 de outubro para os dias 15 e 29 de novembro. Pelo que foi aprovado, os pré-candidatos vão poder apresentar programas no rádio e na televisão até o dia 11 de agosto. As convenções agora serão realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro e o prazo para registrar candidaturas termina no dia 26 de setembro, data que começa a propaganda eleitoral. Outra novidade é a permissão para que as prefeituras possam realizar, agora no segundo semestre, propagandas institucionais relacionadas ao enfrentamento da pandemia. Será que ainda há quem duvide da força do coronavírus? Crendeuspai!


Igrejas vão reabrir


O arcebispo metropolitano, dom João José Costa, publicou decreto autorizando a reabertura das igrejas em Sergipe a partir desta sexta-feira. Vão continuar com as portas fechadas apenas os templos religiosos localizados em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Socorro, São Cristóvão e Itabaiana. A decisão do arcebispo se baseia no decreto do governo de Sergipe permitindo a realização de missas, desde que respeitando as devidas orientações sanitárias. Então, tá!


Do contra


Os deputados federais Bosco Costa (PL) e Valdevan Noventa (PSC) foram os únicos de Sergipe que votaram contra o projeto adiando as eleições municipais. Fábio Mitidieri (PSC) defendia a suspensão pura e simples do pleito este ano. Mas por entender que adiar a votação de outubro para novembro pode salvar vidas, votou favorável. Pré-candidato a prefeito de Socorro, o deputado Fábio Henrique (PDT) optou pelo adiamento “em respeito à saúde da nossa população”. Ah, bom!


Portinho


Você sabia que o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, na Barra dos Coqueiros, é incapaz de receber grandes navios devido ao seu pequeno calado. Em outras palavras, a área onde foi construído o porto de Sergipe é rasa demais: 8,30 metros, além da altura da maré, nunca passando de 10,20 metros. Aqui pra nós, é quase um atracadouro para canoas à vela. Misericórdia!


No estaleiro


O prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (MDB), testou positivo para a Covid-19. Antes dele, o irmão e deputado estadual Adailton Martins (PSD) havia contraído pelo vírus. Também já foram infectados pelo coronavírus a vice-governadora Eliane Aquino (PT), os deputados estaduais Ibrain Monteiro (PSC), Luciano Bispo (MDB) e Zezinho Sobral (PODE), o senador Rogério Carvalho (PT), o deputado federal Fábio Reis (MDB) e os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), de Socorro, Padre Inaldo (PDT) e de Lagarto, Hilda Ribeiro (SD). Aff Maria!


Chapa puro sangue


O PT pode disputar a Prefeitura de Aracaju com uma chapa puro sangue. Foi o que admitiu ao blog Primeira Mão o prefeiturável petista Márcio Macedo. Ele disse que não está preocupado, neste momento com a escolha do vice para a composição da chapa majoritária. Segundo Márcio, “a definição do(a) vice será mais adiante, no momento que o processo da eleição for deflagrado. Poderá ser do próprio PT, de outro partido ou da sociedade. Estamos conversando com diversos setores da sociedade e com alguns partidos”. Marminino!


Prorrogação festejada


A vice-governadora Eliane Aquino (PT) comemorou a prorrogação por mais dois meses do auxílio emergencial. Ela lembra que o governo Bolsonaro queria reduzir o valor do benefício dos atuais R$ 600 para R$ 200. “Isso não ocorreu graças à pressão dos partidos de oposição, dentre eles o PT. Eliane afirma que o Brasil está vivendo um dos capítulos mais desafiadores da sua história “e para que possamos passar por esse momento, é preciso garantir, minimamente, condições de sobrevivência às brasileiras e brasileiros”. Santo Cristo!


Pé atrás


E o governador Belivaldo Chagas (PSD) não se cansa de alertar para a gravidade da pandemia. Ele afirma que escuta muitas opiniões sobre a retomada da economia sergipana e a forma como ela vem acontecendo em outros estados. “Digo sempre que fiz questão de agir de acordo com o embasamento científico e vou prosseguir sempre desta forma, tentando acertar”. Belivaldo chama a atenção para o que está acontecendo em outros estados, que reabriram o comércio de vez e precisaram voltar atrás. Home vôte!


Os três pês


Alguém sabe quantos condenados com graves problemas de saúde permanecem enclausurados nas desumanas penitenciárias? Taí uma informação que interessa a muitos poucos, até porque sentenciado deixa de ser visto como ser humano para ser tratado pior do que cão sem dono. Com raras exceções, no Brasil só vai e permanece na cadeia preto, pobre e prostituta. Cruz credo!


Golpe na PPP


A Justiça acatou liminar impetrada pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) e determinou a extinção da Superintendência Especial de Parcerias Público-Privada e a consequente exoneração do superintendente Oliveira Júnior. O parlamentar comemorou a decisão porque, segundo ele, a instituição foi criada de maneira inconstitucional. “Não somos contrários às parcerias público-privadas. O problema foi que o governo criou o órgão por decreto, num desrespeito à Assembleia”, explica Passos. O deputado espera que, agora, o Executivo respeite a lei e mande para o Legislativo um projeto criando a Superintendência. Vixe!


Pichador invocado


Pichação num muro da avenida Tancredo Neves, zona sul de Aracaju: “O Brasil é o país onde a arte é crime e a corrupção é arte”. Cruzes!


Recorte de jornal


Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 30 de maio de 1907.

bottom of page