• Luxo Aju

Abordagem da imprensa sobre a população de rua é tema de bate-papo



No dia 20 deste mês, o canal Que Vem das Ruas realizará um bate-papo com o tema ‘População em Situação de Rua e a Imprensa’. Será a primeira LIVE de uma série que o canal estará realizando ao longo do ano com o objetivo de desmistificar assuntos ligados a este público, nem sempre visto com “bons olhos” pela sociedade.


O convidado da estreia é José Vanilson Torres da Silva, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), que também coordena o movimento em Natal e no Nordeste. Como já viveu nas ruas tem propriedade para falar sobre o assunto, fazendo uma breve discussão de como a mídia poderia melhorar a cobertura ou mesmo abrir espaços para dar voz a essas pessoas que vivem na invisibilidade social, longe das políticas públicas.


“É importante discutir o papel da imprensa e a população de rua. A gente sabe que os profissionais que conhecem a PopRua (população em situação de rua), faz uma abordagem diferenciada do tema. Infelizmente, ainda percebemos uma criminalização dessa população, quando sabemos que ninguém está na rua porque quer. São vários fatores que levam a isso, mas ainda teimam em dizer que é por causa do álcool, drogas, por que são bandidos e tal”, afirma o José Vanilson.


O debate está aberto para toda a sociedade, basta acessar o link da página Youtube.com/QueVemdasRuas, inscrever-se no canal, acionar o sininho e esperar a data da LIVE, dia 20 de janeiro às 18h.


“Também esperamos a participação de estudantes universitários dos cursos de comunicação social e profissionais, que já atuam na área e ainda encontram dúvidas ou não se sentem seguros para abordar o tema população em situação de rua. Será uma conversa produtiva, mesmo para quem não é da área de comunicação, porque as pessoas em situação de rua fazem parte do cotidiano de todos nós, desde que a venda da invisibilidade seja abolida em favor de uma forma mais humanizada de cuidar do outro”, explica o jornalista Anderson Barbosa.


Que Vem das Ruas


O canal Que Vem das Ruas é um projeto pessoa do jornalista Anderson Barbosa, criado no ao de 2016 para abrir espaço para as vozes das pessoas - que de alguma forma enfrenta uma situação de rua permanente ou temporária. Através de depoimentos elas expressem ideias, contam as próprias histórias e, pelo menos por alguns instantes, saem da linha da invisibilidade social.