• Luxo Aju

Alunos do Ipaese aproveitam manhã de lazer no Shopping



A manhã desta segunda-feira, 29 de novembro, foi de muita diversão para os estudantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe (Ipaese). Quatorze crianças e adolescentes estiveram no Shopping Jardins, em Aracaju (SE), para curtir as atrações do ‘Natal dos Balões’ e do parque eletrônico Puppy Play. Entre uma diversão e outra, os convidados saborearam um delicioso lanche na Casa Alemã.


Fundado há 21 anos, o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe oferece ensino gratuito a crianças e adolescentes, do Fundamental ao Médio. A instituição sem fins lucrativos é a primeira escola especializada para surdos do Estado e acolhe, hoje, 68 alunos.


Além das aulas regulares, os estudantes participam de cursos livres no contraturno, como informática, design gráfico, fotografia, Libras. “Alguns dos nossos alunos nunca vieram ao shopping. Esse momento de lazer é muito importante para a socialização e proporciona muita alegria”, destacou Lucielma Araujo, coordenadora pedagógica do Ipaese.


Os convidados foram recepcionados por jovens que estão concluindo o curso de Libras do IJCPM. “Foi uma experiência única. No início estava com receio, mas foi mais fácil do que eu imaginava porque as crianças também me ajudaram muito na comunicação”, relatou Welisson Monteiro, 23 anos.


Para Caíque Santos, 17 anos, o encontro foi um importante desafio para superar a timidez e colocar em prática o aprendizado. “Estou muito feliz porque consegui conversar com eles”, comemorou.


Mais informações sobre o Ipaese e doações estão disponíveis no site ipaese.org.br ou pelo número (79) 3211-0938.