top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Caminhada Rumos chega a Aracaju



No dia 7 de agosto, das 18h30 às 20h30, o Museu da Gente Sergipana recebe a Caminhada Rumos. A proposta do grupo formado pelos integrantes da Comissão de Seleção e gerentes do Itaú Cultural, Galiana Brasil, do núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música, e Andre Furtado, de Audiovisual e Produtos Culturais, é apresentar o edital aos artistas, pensadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e trocar informações sobre a cena cultural local. Criado há 26 anos, o Rumos é um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país. O IC, fundado faz 35 anos, contribui para a valorização, preservação e difusão da arte e da cultura brasileiras. As inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2023-2024 já estão abertas e devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br, até as 23h59 de 22 de setembro – horário de Brasília. Para explicar como funciona, equipes do Itaú Cultural percorrem todas as regiões do Brasil na já tradicional Caminhada Rumos, até o dia 14 de setembro, quando terá passado pelas 26 capitais, mais o Distrito Federal, abrangendo todos os estados do país.

A atividade começou por São Paulo, em um bate-papo na sede do Itaú Cultural, que pode ser acessado no site do programa ou no Youtube da instituição. Seguiu para Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e, depois de Aracaju, ainda em agosto, a dinâmica irá para Recife (PE), no dia 8; Maceió (AL), no dia 9; Natal (RN), no dia 10; Vitória (ES), no dia 14; Rio de Janeiro (RJ) e Rio Branco (AC), ambos no dia 15; Porto Alegre (RS), no dia 16; Florianópolis (SC), no dia 17; Goiânia (GO) e Macapá (AP), no dia 21; Curitiba (PR) e Belém (PA), no dia 22; Belo Horizonte (MG), no dia 23; São Luís (MA) e Manaus (AM), no dia 24; e Boa Vista (RR), no dia 25. Em setembro, as primeiras capitais a receberem a Caminhada são Brasília (DF) e Campo Grande (MS), as duas no dia 4; em seguida, no dia 5, é Palmas (TO); João Pessoa (PB), no dia 11; Salvador (BA), no dia 12; Fortaleza (CE), no dia 13; finalizando em Teresina (PI), no dia 14. Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio da instituição para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa. Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Na última edição, de 2019-2020, foram 11.246 projetos inscritos, resultando em 90 projetos selecionados.


SERVIÇO

Caminhada Rumos em Aracaju

7 de agosto, segunda-feira, das 18h30 às 20h30

Local: Museu da Gente Sergipana Sala Cândido de Faria

Av. Ivo do Prado, 398, Centro

Comments


bottom of page