top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Dia de Cooperar leva serviços gratuitos à população aracajuana



O Dia de Cooperar (Dia C) tem por objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias das cooperativas num grande movimento de solidariedade. O evento coordenado pelo Sistema Ocese (Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe) marca a relação direta entre as instituições e o desenvolvimento não só econômico, como humano dos locais onde estão instaladas. O Dia C 2023 acontece neste sábado, 18 de novembro, das 15h às 18h, no Estacionamento C do Shopping Jardins, na capital.


A programação contará com diversas atividades gratuitas, tais como: teste de glicemia; aferição de pressão arterial; orientação nutricional; orientação sobre escovação bucal; orientações sobre primeiros socorros; orientação sobre a saúde ocular; realização de exame no autorefrator e exame de fundo de olho com retinógrafo portátil; massagem; conscientização sobre uso da energia elétrica e troca de lâmpadas; doação de mudas e sementes nativas; atividades recreativas para as crianças e pintura facial; exibição de filme infantil sobre educação financeira; e apresentações culturais.


O Dia C já faz parte do calendário de atividades das cooperativas sergipanas e é bastante aguardado. No grande dia, cooperados, colaboradores, familiares, parceiros, clientes e fornecedores ajudam a impactar de forma positiva a vida de muitas pessoas. Em média, duzentas pessoas estão envolvidas diretamente na realização do Dia de Cooperar.


De acordo com Shirllane Bispo, superintendente do Sistema Ocese, são as próprias cooperativas que definem a ação a ser realizada e, a partir daí, mostram o potencial cooperativo no âmbito da Responsabilidade Social. Todos os anos, há uma grande diversidade de projetos nas áreas de assistência, saúde, sustentabilidade e qualificação.


Cooperativismo em Sergipe


Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem 4.693 cooperativas no país, que reúnem quase 20,5 milhões de cooperados e geram mais de 524 mil empregos. Dados do Anuário Coop de 2022 demonstram que Sergipe já conta com mais de 23 mil cooperados.


Atualmente, o Sistema Ocese reúne um total de 52 cooperativas registradas. A entidade tem o papel de representar institucionalmente as cooperativas e atuar no fortalecimento desse modelo de negócio em todo o estado. Através do SESCOOP (Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) disponibiliza às cooperativas uma série de cursos, programas de capacitação, materiais didáticos e serviços de consultoria com foco na profissionalização, gestão e aumento da competitividade no mercado.


Commentaires


bottom of page