top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Exposição ‘Cajucidade’ celebra os 168 anos da capital sergipana



Desbravar a capital do menor Estado brasileiro é uma experiência que vai além do encantamento pelas belezas naturais e arquitetônicas deste gracioso tabuleiro cuidadosamente projetado pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro. Aracaju é cheiro, sabor, música, gente e sentimento que ganham cores, formas e texturas na exposição ‘Cajucidade’. O evento realizado pelo Shopping Jardins celebra os 168 anos da capital sergipana e adota a expressão criada pelo artista plástico Fábio Sampaio, que desde 2010 presenteia aracajuanos e visitantes com belos cajus gigantes instalados em diferentes pontos da cidade.


"Criei este termo para expressar um tipo de comportamento tropical que contagia não só aracajuanos, mas todos que se deixam levar pelo universo desse fruto brasileiríssimo. A partir desta observação, venho propondo, ao longo dos meus 30 anos de carreira, ações artísticas nessa cidade deliciosamente marcada com o caju no nome", explica.


Abraçando esse movimento artístico que exala singularidade, o Shopping Jardins convidou Fábio Sampaio e outros sete talentos da cidade para, juntos, proporcionarem ao público uma experiência que faça pulsar em cada um a felicidade que é viver na cidade dos cajus e papagaios. A partir desta sexta-feira, 17 de março, o visitante tem a oportunidade de apreciar e sentir as emoções afloradas por instalações com obras de Lucas Lemos, Aimée e Nogueira e lounge assinado por Gigi Pandim com peças produzidas por artesãs do povoado Serra do Machado, no agreste sergipano, além de dois cajus gigantes, sendo um pintado pelo próprio Fábio Sampaio e outro pelos jovens Alysson Oliveira, Amanda Lima, José Bento e Laisson Macedo, do Instituto JCPM de Compromisso Social.


As criações expressam o amor por Aracaju e a ‘cajucidade’ que habita em cada um dos artistas e convidam crianças, jovens, adultos e idosos a perceberem o privilégio e a alegria que é viver na capital sergipana. A exposição tem acesso gratuito e fica em cartaz até 16 de abril, no mall próximo à loja Kalunga. O público pode apreciá-la durante todo o horário de funcionamento do shopping.


Autoestima sergipana


Após essa data, os cajus de Fábio Sampaio, Alysson Oliveira, Amanda Lima, José Bento e Laisson Macedo permanecerão no Shopping Jardins. “Presenteamos nossos visitantes com essas duas obras permanentes para nos lembrarmos, todos os dias, das nossas riquezas naturais e culturais e do orgulho que devemos ter em sermos essa gente singular e pertencermos a essa terra especial, além de podermos contemplar as artes dos nossos talentos”, destaca Acácia Sandes, gerente de marketing do Shopping Jardins.


De mãos dadas com a valorização da cultura produzida no Estado, 50% da playlist da rádio mall do Shopping Jardins é composta por músicas de artistas sergipanos. Assim, enquanto passeiam pelo empreendimento, as famílias têm a oportunidade de curtir o som ambiente embalado pela boa música de Pedro Luan, Sergival, Samba do Arnesto, Násio, Alex Sant’anna, Samba de Moça Só, Torugo Teles e outros grandes talentos.


Com a proposta de despertar a ‘cajucidade’ que habita em cada morador da capital, a iniciativa foi além da exposição e contemplou também um bate-papo com a produtora cultural Graziele Ferreira, o artista Fábio Sampaio e vinte alunos do IJCPM. “Se Nova Iorque é conhecida como ‘Big Apple’ por que não podemos ser a terra do caju? Temos muitas coisas boas aqui e o caju é uma delas. Temos que ter orgulho da nossa terra, da nossa gente, do nosso jeito, das nossas singularidades”, provocou Graziele. Após suscitar reflexões sobre hábitos e características que imprimem unicidade aos aracajuanos e aflorar o orgulho de serem filhos desta cidade repleta de riquezas, quatro jovens expressaram suas 'cajucidades' pintando uma das esculturas que integram a exposição.


Cajucidade

O quê? Exposição de arte em homenagem a Aracaju reúne obras de Fábio Sampaio, Lucas Lemos, Aimée, Nogueira, jovens do Instituto JCPM (Alysson Oliveira, Amanda Lima, José Bento e Laisson Macedo) e peças de artesãos do povoado Serra do Machado. Quando? 17 de março a 16 de abril. Segunda a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h. Onde? Próximo à loja Kalunga do Shopping Jardins - Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 - Jardins, Aracaju | SE. Acesso? Gratuito.

Comments


bottom of page