top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Exposição proporciona uma incursão singular pela obra do Rei do Baião

Até o dia 21 de outubro, o Shopping Jardins presenteia a população sergipana com a mostra interativa que celebra os 110 anos do nascimento de Seu Lua. “Luiz Gonzaga – 110 anos do Nascimento” proporciona ao visitante uma incrível imersão pelo livro homônimo, de autoria do paraibano Paulo Vanderley. A obra é fruto de mais de 30 anos de trabalho de um dos principais pesquisadores gonzagueanos. A exposição está instalada na Praça de Eventos Ipê, em frente à loja Riachuelo, e aberta à visitação, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. O acesso é gratuito, mediante apresentação de cadastro de usuário do Shopping Jardins SuperApp (Android e iOS).


Com cenografia do pernambucano Eric Tavares, curadoria de Roberta Jansen, projeto arquitetônico de Patrícia Jansen e programação visual de Vladimir Barros de Souza, autor das ilustrações do livro, a exposição apresenta a vida e a obra de Seu Lua de uma maneira nunca vista. A mostra reúne fotos originais do acervo pessoal de Luiz Gonzaga; caixa do box "50 anos de Chão" que foi autografado pelo artista em 1988; entrevista manuscrita a uma revista de Luxemburgo, nos anos 1970; documento original do carro de Gonzaga (modelo Furglaine, da Ford), mais de 40 discos de vinil originais da carreira, lançados de 1958 a 1989, além de um disco de 78 RPM do ano de 1947, contendo o clássico “Asa Branca”; e dez exemplares de revistas dos anos 50 contendo matérias sobre o artista.


“Luiz Gonzaga - 110 Anos do Nascimento” também contempla material audiovisual com entrevistas do próprio Rei do Baião e outros artistas. Todo o acervo está distribuído em ilhas com impressos e telas touch screen, nas quais os visitantes podem acessar informações sobre Gonzaga, incluindo QR codes que levam o visitante a entrevistas de artistas compartilhando histórias sobre o homenageado.


“A exposição é uma imersão no próprio livro, que aborda a vida e obra de Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, homenageando os 110 anos de seu nascimento, comemorado em 13 de dezembro de 2022”, ressalta Paulo Vanderley.

Comments


bottom of page