top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Fonoaudiólogas orientam sobre a importância da comunicação aumentativa e alternativa



Você já ouviu falar em comunicação aumentativa e alternativa (CAA)? Pois neste sábado, 15 de abril, o público de todas as idades terá a oportunidade de conhecer esse método que visa ampliar as possibilidades de expressão e compreensão de pessoas neurodiversas com dificuldades em se comunicar. Integrando a programação do mês de conscientização do autismo, o Shopping Jardins, em Aracaju (SE), recebe uma equipe de fonoaudiólogas para interagir com os visitantes e compartilhar informações sobre essa técnica importante para pessoas com necessidade complexa de comunicação, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Das 10h às 20h, as profissionais estarão no mall, em frente ao hipermercado GBarbosa, orientando, compartilhando experiências e dialogando com as famílias sobre o universo do TEA.


“A CAA é a voz quando não há fala, devolve o poder de escolha, o poder de narrar sua própria história, seus próprios desejos, com suas palavras. A comunicação aumentativa e alternativa transforma a vida de pessoas que têm o potente desejo de se comunicar, promove aprendizagem e inclusão social”, ressalta a fonoaudióloga Lara Lyss, que juntamente com as profissionais Maria Aliani, Raquel Souza, Juliana Alcântara, Laila Bianca, Giovanna Santos e Mirelle Teixeira, integra a equipe que trabalha com o compromisso de que cada uma dessas pessoas tenha o direito de ser compreendida, incluída e respeitada.

Os visitantes terão acesso a folders informativos e a oportunidade de produzir materiais de CAA e de interagir com esses recursos que visam ampliar as possibilidades comunicativas e a autonomia de pessoas neurodiversas. O acesso será gratuito. “Traga a sua vontade de aprender, de partilhar experiências e informações e de fazer a diferença em nome da diversidade”, convida a fonoaudióloga Juliana Alcântara.


Comentarios


bottom of page