top of page

Hospital Primavera em parceira com a SES, promove Mutirão de Colonoscopia

Foto do escritor: Luxo AjuLuxo Aju


O Hospital Primavera, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou no domingo, 26/03, um mutirão de exames de colonoscopia contra o câncer de intestino, um dos três tipos mais letais no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama nas mulheres e o câncer de próstata nos homens. No total, foram ofertados 45 exames a pacientes que estavam na fila de espera do SUS - Sistema Único de Saúde, com a finalidade de acelerar os possíveis diagnósticos de câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, e outras doenças intestinais.


O evento em alusão ao março azul, mês voltado a prevenção do câncer de intestino, contou com o apoio de médicos, enfermeiros, anestesistas, técnicos de enfermagem, além das empresas parceiras, como a Patologika, Cardiomedh e Fármacos, que contribuíram na execução do projeto. A gerente da Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Dra. Tiemi Oki Fontes, disse que foi realizada uma triagem e selecionados os pacientes que estavam na fila de espera do SUS, na faixa etária de 50 a 75 anos.


De acordo com o coordenador médico do Serviço de Endoscopiada Rede Primavera, Dr. Vinícius Castro, a colonoscopia é o principal exame recomendado pelos médicos para rastrear e prevenir o câncer colorretal, tumores que afetam o cólon (parte central do intestino grosso) e o reto (parte final do intestino grosso). "Além de permitir detectar um tumor em fases mais iniciais, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento, esse exame tem um importante papel preventivo, pois possibilita identificar e remover pólipos, lesões benignas que podem se transformar em um tumor maligno. O mutirão é uma iniciativa de extrema relevância por atender as pessoas que aguardam há um bom tempo na fila de espera do SUS. Estou muito feliz com o envolvimento de todos os envolvidos", concluiu.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 45 mil novos casos de câncer de intestino devem ser diagnosticados entre 2023 e 2025. Se esses números se confirmarem, a doença alcançará mais de 136 mil pessoas no país. A estimativa é de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres. O coordenador médico do Centro de Oncologia da Rede Primavera, Dr. Michel Alves, alerta sobre a importância do rastreamento do exame de colonoscopia nas pessoas acima dos 45 anos de idade e a prevenção. "Praticar atividade física regularmente, adotar uma dieta à base de vegetais e alimentos ricos em fibras, controlar o peso, parar de fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fazer exames de rotina, são fatores relevantes e que devem ser adotados por todos", ressaltou Dr Michel.


O mutirão proporcionou um alívio para quem esperava por esse momento. “Nós que somos usuários do SUS, faz toda a diferença. Há 7 meses espero ser chamada para fazer esse exame, pois a doença não espera. Um exame desse pelo atendimento particular é muito caro, então essa é uma oportunidade maravilhosa. Espero que continue assim”, comemorou a dona de casa, Maria Cícera dos Santos.


Mesma sensação de alívio vivida pela paciente, Iara Carvalho, que estava há dois meses na fila do SUS. "Agradeço a todos por esse momento, em poder cuidar da minha saúde com profissionais tão competentes do Hospital Primavera", finalizou.

Posts recentes

Ver tudo

Política by Adiberto de Souza

Prefeita de Aracaju navega em mar de rosas na Câmara de Vereadores A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), saiu vitoriosa nas duas...

Comments


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page