top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Hospital Primavera realiza treinamento de simulação de incêndio e evacuação





Cerca de 150 colaboradores do Hospital Primavera estiveram mobilizados na manhã do dia 20/11, no Simulado de Evacuação de Emergência nas unidades da instituição, com o objetivo de treinar as pessoas sobre como agir diante de uma situação de catástrofe e assegurar que pacientes, seus acompanhantes e colaboradores mantenham-se seguros. A ação foi acompanhada por representantes do Samu, 6 viaturas do Corpo de Bombeiros, entre elas, Auto Bomba Tanque (ATB), Auto Busca e Salvamenrto (ABS), Unidade de Resgate (ambulância), Auto Plataforma Aérea (APA) e Auto Salvamento (AS) 30 brigadistas, Defesa Civil, SMTT, GTA, Polícia Militar, Enegisa, além de médicos, enfermeiros e técnicos.


O treinamento simulou um incêndio, com uso de fumaça artificial, e a remoção 22 vítimas fictícias em diferentes gravidades, que retiradas em cadeiras de rodas, macas, classificadas nas alas verde, amarela e vermelha, e algumas removidas para hospitais parceiros e outras para o Hospital do Coração, em viaturas do Samu e do helicóptero do GTA (Grupo Tático Aéreo).


Todas as ações foram cronometradas e acompanhadas por observadores, que verificaram como os envolvidos procederam durante as atividades e se a evacuação atendeu aos requisitos legais. Segundo a engenheira de Segurança do Trabalho do Hospital Primavera, Renata Santos Oliveira, o Simulado de Emergência de Nível 3 foi realizado com evacuação geral. "Treinamento importante para brigada de incêndio do hospital, bem como para testar o tempo resposta de envolvimento da área assistencial com os órgãos públicos na retiradas das vítimas. Com o Simulado podemos padronizar os protocolos, treinar as equipes em caso de necessidade de uma situação real, verificar disponibilidade de materiais e validar o nosso Plano de Evacuação Hospitalar", ressaltou.


O diretor técnico da Rede Primavera, Dr. Ricardo Leite, esteve presente no treinamento e ressaltou que essa prática é fundamental para a segurança dos pacientes, familiares e comunidade hospitalar. "Simulamos aqui uma situação de incêndio onde precisamos evacuar a estrutura hospitalar por completa. Faz-se um grande movimento mas, é importantíssimo onde podemos alinhar os fluxos de retirada e direcionamento dos paciente com segurança. Naturalmente é um processo de aprendizado onde os erros nos treinamentos, nos permitem evoluir continuamente. Aproveito o ensejo para agradecer o apoio imprescindível do nosso consultor Hilton Ribeiro, ao corpo de bombeiros, Policia militar, GTA, defesa civil, Samu e SMTT pela parceria que possibilitou tornar o simulado uma realidade", concluiu Dr. Ricardo.


"Nossa equipe tem sido brilhante e comprometida em todas as ações conjuntas. Tenho muito orgulho de tudo isso que estamos construindo para a sociedade em geral, e a certeza que estamos no caminho certo. Agradeço o empenho de todos", salientou a superintendente assistencial, Aline Bastos, em suas palavras.


Bem sucedidas, todas as simulações ocorreram de forma prevista, e ao final, foi realizada uma varredura em todo o hospital, observando todos os detalhes para a liberação do funcionamento. “Esses simulados visam atender ao Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), com o objetivo de padronizar as ações operacionais e administrativas, alinhando a atuação em conjunto com empresas e órgãos públicos, para o atendimento de ocorrências de grande porte em locais como hospitais”, afirmou o capitão Fabiano Queiroz, um dos coordenadores dos simulados.

bottom of page