top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Hospital realiza neurocirurgia com paciente acordado



Pioneirismo e Hospital de Cirurgia andam juntos desde a fundação da unidade hospitalar há 96 anos. Prova disso é que a instituição realizou uma neurocirurgia com paciente acordado com a participação inédita em Sergipe de equipe multidisciplinar, formada por profissionais da Fonoaudiologia e Psicologia, dentro do centro-cirúrgico. Devido à multidisciplinaridade e complexidade de uma operação cerebral, a técnica é utilizada em poucos centros de saúde no Brasil que atendem pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O método inovador, que reduz as sequelas e possibilita ao paciente uma melhor qualidade de vida, foi colocado em prática no dia 27 de dezembro de 2022, sob o comando do neurocirurgião Dr. Augusto Esmeraldo, coordenador do Serviço de Neurocirurgia do hospital; com apoio multidisciplinar da fonoaudióloga Ingrid Mesquita e da psicóloga Raquel Almeida; além da participação do neurocirurgião e neurofisiologista Dr. Franklin Borges - responsável pela monitorização neurofisiológica -, do anestesiologista Dr. York Lopes e do residente em Neurocirurgia Dr. Danilo Medeiros.

O procedimento - que retirou um tumor cerebral - ocorreu com sucesso e o paciente já teve alta hospitalar, com sinais satisfatórios de melhoria nas funções de memória e linguagem. “Enquanto fico operando e estimulando o cérebro, elas (fonoaudióloga e psicóloga) fazem testes específicos para cada região com o paciente acordado. A interação entre nós faz com que a remoção do tumor possa ser mais eficiente e com riscos mínimos de sequelas”, descreve o coordenador.

bottom of page