top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

II Aberto de Sinuca acontece a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro, em Aracaju

De 1º a 4 de fevereiro, Aracaju recebe o II Aberto de Sinuca – Six Red. O torneio acontecerá no Shopping Jardins, na zona Sul da capital, e reunirá 128 atletas de todo o Brasil. Todas as famílias estão convidadas a assistir às disputas que serão realizadas em oito mesas localizadas na Praça de Eventos Ipê e no Espaço Jardins, próximos à loja Riachuelo. As partidas acontecerão, das 9h às 22h (até sábado) e das 12h às 20h (domingo), sendo transmitidas, ao vivo, em telas instaladas nos locais da competição. O acesso da plateia e torcedores será gratuito.

Entre os competidores estarão 20 atletas de alto rendimento - campeões ou ex-campeões brasileiros – como Igor Figueiredo, Fábio Luersen e Noel Rodrigues. O principal destaque é Igor Figueiredo, apontado como o favorito do torneio. O carioca de 46 anos é considerado o maior atleta da história da sinuca no Brasil. Em 2023, ele venceu pela 17ª vez o Campeonato Brasileiro de Sinuca.


Já o paranaense Fábio Luersen é o atual vice-campeão do Pan-americano de Snooker e atual campeão do Aberto de Sinuca, que teve a sua primeira edição realizada em 2023.


Outro destaque é Noel Rodrigues. Aos 51 anos, o paranaense soma diversas conquistas: campeão sul-americano invicto (1999); octacampeão brasileiro; 17 vezes campeão da Copa Brasil; 17 vezes campeão paranaense e bicampeão dos Jogos Abertos do Paraná. Em 1988, ele entrou para o Guiness Book por ter conseguido a pontuação perfeita em uma partida com regras da six red em campeonato realizado em Vitória da Conquista, na Bahia.

0

Delegação sergipana

Quatorze atletas representarão o estado de Sergipe no torneio, dentre eles, Gabriel Santana. O cabeça-de-chave número 14 do II Aberto de Sinuca é considerado um dos 20 melhores do Brasil, eleito em votação entre os atletas.


Six Red


Criada nos anos de 1870, a sinuca é bastante praticada no Brasil de forma recreativa, mas nos anos 1980, Rui Chapéu ajudou a mudar a imagem do esporte no país. O campeão fez escola e difundiu a prática esportiva que tem a Inglaterra como seu principal berço. “As regras são bem diferentes das que o público em geral costuma usar em seus momentos de lazer. Os atletas usam técnicas que garantem maior precisão e dão um verdadeiro show de habilidades com tacadas impressionantes. Sem dúvida, o II Aberto de Sinuca será uma oportunidade para todos conhecerem mais sobre o esporte e apreciarem belos espetáculos”, afirma o atleta Gabriel Santana, um dos organizadores da competição.


O II Aberto de Sinuca seguirá a regra six red, estabelecida pela World Professional Billiards and Snooker Association (WPBSA). “Cada partida contará com 13 bolas além da branca, sendo seis delas vermelhas. Para começar a pontuar, o atleta deve encaçapar uma bola vermelha primeiro. Cada bola tem um valor específico e, durante a partida, o competidor consegue somar, no máximo, 75 pontos”, explica resumidamente, Gabriel Santana.

 

II Aberto de Sinuca



O quê? A competição reunirá 128 atletas, dentre eles, os multicampeões Igor Figueiredo e Noel Rodrigues, e todas as famílias estão convidadas a conhecer de perto o esporte criado nos anos 1870 e torcer por seus participantes favoritos.

Quando? De 1º a 4 de fevereiro, das 9h às 22h (até sábado) e das 12h às 20h (domingo).

Onde? Praça de Eventos Ipê e Espaço Jardins, próximos à loja Riachuelo do Shopping Jardins – Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215, bairro Jardins, Aracaju | SE.

Quanto? Acesso gratuito para a plateia.

Comments


bottom of page