• Luxo Aju

Inovação e Empreendedorismo - Tipos de Inovação

Continuando a série sobre Inovação e Empreendedorismo, hoje Rita Gabriela, Gestora de Inovação do Vedacit Labs, vai falar sobre os Tipos de Inovação:



Existem vários tipos de inovação e classificações relacionadas a sua abrangência, impacto e aplicação. Empresas e projetos de sucesso, contam com uma cultura focada em evolução de seus processos, conseguindo inovar e estar à frente dos concorrentes. Uma verdadeira inovação muda o curso do modelo de negócios, como exemplo o forno micro-ondas, o fax, a lâmpada elétrica, o telefone, entre muitas transformações que vivenciamos no mercado de telecomunicações, eletricidade e em nossas casas.


Dentro de uma organização a inovação pode acontecer em qualquer contexto e em diferentes dimensões. A seguir os tipos de inovação mais comuns de se encontrar.


1 – Inovação em modelo de negócio

2 – Inovação de processo.

3 – Inovação organizacional.

4 – Inovação em marketing.

5 – Inovação em produto.

6 – Inovação em serviços.

7 – Inovação incremental.

8 – Inovação radical.


Onde inovar depende do contexto e momento de cada empresa. Os mais utilizados em indústrias e grandes corporações estão descritos abaixo.


INCREMENTAL/CORE/SUSTENTAÇÃO

Reflete as melhorias contínuas em processos, produtos e/ou serviços existentes.

Geram mais competitividade e tem efeito substitutivo


RADICAL/ADJACENTE/EFICIÊNCIA

Representa a introdução de novos produtos, processos e/ou serviços em mercados existentes.

Aumentam a produtividade (geralmente inovações de processos) • liberam o fluxo de caixa através da redução de custos • tendem a eliminar mais do que gerar novos postos de trabalho


DISRUPTIVA/TRANFORMACIONAL/CRIADORAS DE MERCADO

Traz um novo paradigma ao segmento de mercado. Modifica o modelo de negócios vigente mudando a forma que o produto ou serviço é consumido. Criam mercados que servem pessoas para as quais não existem produtos ou os existentes não são acessíveis ou muito caros. Criam infraestrutura e novos postos de trabalho.


Quanto maior a ousadia da inovação, maior o lucro. Mas inovação e lucro dependem da necessidade do mercado, do tipo de inovação a ser introduzida, do risco calculado que o empresário está disposto a assumir e da disponibilidade financeira da empresa naquele momento.Um bom exemplo é o iFood. O aplicativo é considerado uma das maiores empresas do setor alimentício, sem possuir nenhum restaurante. Ao criar uma forma de entregar comidas, a empresa transformou a relação entre consumidores e restaurantes também.


Sobre a autora convidada

Rita Gabriela de Rezende Oliveira



Administradora, atualmente Gestora de Inovação do Vedacit Labs, Hub de Inovação Aberta da Vedacit e Coordenadora de Novos Negócios da Trutec-Vedacit, ocupou recentemente a posição de Subsecretária de Infraestrutura e Apoio ao Educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal, possui especializações em gestão de inovação corporativa, ecossistemas de inovação e tendências. É membro do Grupo Mulheres do Brasil e fundadora da Fraternidade do Moinho (SP), organização de impacto social que presidiu por 11 anos. Como Gestora de Inovação do grupo Duratex SA, criou programas de aceleração de startups em parceria com a Endeavor e Impact Hub. Foi CEO – Diretora Executiva de Edtech, fez parte do quadro da área de planejamento estratégico e inovação de empresas como o Hospital Sírio Libanês (SP), da TV Globo (nacional), e da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, onde, em parceria com o

Governo Federal, trabalhou na implantação de programas sobre cidadania, atendimento social e direitos humanos.


Informação profissional

https://www.linkedin.com/in/rita-gabriela-rezende-oliveira-12116043