top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Inovação e Empreendedorismo em Pauta

O ano de 2020 está chegando ao fim e você quer se reinventar, empreender e inovar em 2021 e não sabe por onde começar? O LuxoAju.com vai te dar uma ajudinha! Chamamos a Gestora de Inovação do Vedacit Labs, a sergipana Gabriela Rezende, para dar dicas e esclarecer nossas principais dúvidas sobre o tema. E, para começar, vamos saber o que de fato é inovação com um texto super bacana da Gabriela abaixo. Aproveite!



Conceito de Inovação


Inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, soluções, produtos e processos. Efeito de renovação ou criação de uma novidade.


O conceito de inovação é bastante utilizado no contexto empresarial, ambiental, econômico e até mesmo na vida pessoal quando mudamos de comportamento, quando evoluímos como pessoa.


Os esforços inovativos e as conexões entre startups e empresas têm sido fundamentais para enfrentar a crise com olhar de oportunidade e é fundamental que permaneçam ativos de forma permanente. A inovação é a ação de aplicar mudanças que transformem algo, e que ao ser colocada em prática, gera algum benefício.


Toda vez que você efetuar uma mudança na sua carreira ou no seu negócio ou em sua vida, resolvendo algum problema existente é uma inovação.


O mundo se transforma cada vez mais rápido. Essas mudanças têm exercido uma grande influência no comportamento das pessoas, seja no seu momento de consumo, em sua vida pessoal ou no ambiente profissional. Corporações por todo o mundo se questionam como atender às necessidades desse mercado e dessas pessoas, que constantemente estão mudando.


Empresas tradicionais buscam mobilizar a sua liderança e seus times quanto ao tema da inovação e encontrar dentro de suas estruturas, agentes de transformação. Existem problemas em todas as empresas e em todos os mercados para serem resolvidos. A observação, o estudo do problema, a junção das peças, a análise das as ferramentas disponíveis hoje, são o melhor caminho para propor pequenas inovações que vão trazer os resultados que você deseja e até mesmo impactar a vida de muitas pessoas.


O ambiente inovador de uma empresa está se tornando cada vez mais importante para sua própria sobrevivência e a qualidade e quantidade de know-how externo está em constante crescimento. Assim, a inovação surge a partir da interação de ideias, tecnologias, processos e canais de venda internos e externos. Nesse sentido, podem se integrar tanto os funcionários da empresa quanto clientes, fornecedores, universidades, concorrentes ou até empresas de outros setores.


A insatisfação, a curiosidade a inspiração, levam a criação de algo novo. Crie, invente, experimente novas soluções. A observação, o estudo do problema, a junção das peças, a análise das as ferramentas disponíveis hoje, são o melhor caminho para propor inovações que podem trazer os resultados que você deseja e até mesmo impactar a vida de muitas pessoas.


Sobre a autora convidada

Rita Gabriela de Rezende Oliveira



Administradora, atualmente Gestora de Inovação do Vedacit Labs, Hub de Inovação Aberta da Vedacit e Coordenadora de Novos Negócios da Trutec-Vedacit, ocupou recentemente a posição de Subsecretária de Infraestrutura e Apoio ao Educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal, possui especializações em gestão de inovação corporativa, ecossistemas de inovação e tendências. É membro do Grupo Mulheres do Brasil e fundadora da Fraternidade do Moinho (SP), organização de impacto social que presidiu por 11 anos. Como Gestora de Inovação do grupo Duratex SA, criou programas de aceleração de startups em parceria com a Endeavor e Impact Hub. Foi CEO – Diretora Executiva de Edtech, fez parte do quadro da área de planejamento estratégico e inovação de empresas como o Hospital Sírio Libanês (SP), da TV Globo (nacional), e da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, onde, em parceria com o Governo Federal, trabalhou na implantação de programas sobre cidadania, atendimento social e direitos humanos.

bottom of page