top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Inovação e Empreendedorismo - Estratégia de Inovação



Qualquer organização precisa de estratégias para se manter sustentável e perene. Trata-se de uma transformação consolidada por uma metodologia que mobiliza, engaja e compartilha conhecimento sobre o tema inovação, com o apoio de um sistema de gestão de ideias inclusivo e colaborativo, posicionando a empresa para o futuro e aproveitando todo o seu potencial (estratégia + cultura + capabilities).


Deve-se inovar e implementar ideias, sempre com foco nos resultados. A vivência traz experiência que transforma a cultura e o comportamento das pessoas no tema inovação. As empresas tradicionais algumas vezes iniciam esse processo com a liderança, que busca dentro de suas estruturas os agentes de transformação, sendo que essa cultura tem papel muito importante.


Alguns reflexos de quem não possui estratégias bem definidas são iniciativas de inovação sem propósito e objetivo claro, desconexão dos projetos, sentimento de perda, de estar sempre atrás das novidades do mercado e times de líderes desmotivados.


A estratégia de inovação foca na organização, nos colaboradores, em seus clientes, ou seja, em todos os stakeholders. É essencial posicionar a empresa como inovadora no mercado, atrair clientes, cocriar, se conectar com ecossistema de inovação: conexão com startups, empresas, empreendedores, instituições e universidades.


Benefícios:


Investir em inovação vale a pena. As empresas que inovam passam a controlar melhor seus gastos, possuindo indicadores para melhoria na gestão de projetos. Além disso, passam a oferecer ao mercado produtos e serviços mais inovadores, atualizados e de melhor qualidade, o que atrai sempre novos clientes.


Resultados:


Garantia da perenidade do negócio

Maior poder de atração e retenção de talentos

Aumento da competitividade

Redução dos custos operacionais


Por: Rita Gabriela de Rezende Oliveira


Informação profissional

https://www.linkedin.com/in/rita-gabriela-rezende-oliveira-12116043

bottom of page