• Luxo Aju

Instituto dos Advogados Brasileiros inaugura subsede em Sergipe nesta segunda-feira.



A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, vai inaugurar nesta segunda-feira, 11, às 18h30, a subsede do IAB em Sergipe, que será a sexta aberta pela entidade sediada no Rio de Janeiro. As demais subsedes funcionam em Brasília, desde 2015, e nos estados do Amazonas, Rondônia, Piauí e Ceará, inauguradas nos últimos meses.


“A abertura de subsedes e a nomeação de representantes estaduais pelo País consolidaram o Instituto como uma entidade nacional”, ressalta Rita Cortez. A subsede do IAB será instalada numa sala da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). No mesmo espaço, será inaugurada também a sede do Instituto da Advocacia de Sergipe (Iase), fundado no ano passado.


Na ocasião, o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cezar Britto, será condecorado com a Medalha Luiz Gama. Desenhada pelas mãos de Oscar Niemeyer, especialmente para o IAB, em 2009, quando o arquiteto tinha 101 anos de idade, a comenda é destinada àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito.


Estarão presentes na inauguração, que será transmitida pelo canal TVIAB no YouTube, os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), desembargador Edson Ulisses de Melo, e da OAB/SE, Danniel Costa; o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches, eleito para presidir a entidade no triênio 2022/2025; o diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena, e o representante estadual do IAB no Estado de Sergipe, Sandro Mezzarano.


Fundado em 1843, por meio de Aviso Imperial assinado por Dom Pedro I, o IAB é a mais antiga instituição jurídica das Américas. A entidade contribuiu para a formação do ordenamento jurídico brasileiro, com participação na elaboração do Código Comercial de 1850 e da Constituição Federal de 1891. Com a criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 1930, o IAB deixou aos cuidados da nova instituição as ações relacionadas ao exercício da advocacia. Desde então, o Instituto atua como academia jurídica dedicada ao aperfeiçoamento do Direito, principalmente por meio de pareceres a respeito de projetos de lei em tramitação nas casas legislativas.

Serviço

Evento: inauguração da subsede do IAB

Dia: 11 de abril (segunda-feira)

Horário: 18h30

Local: Travessa Sargento Duque, 85, Bairro Industrial, Aracaju (SE).

Transmissão: canal TVIAB no YouTube